Gestão e Qualidade | 28 de dezembro de 2022

Doctor Clin projeta alcançar 300 mil beneficiários até 2027

Marcelo Dietrich é o segundo entrevistado da série especial de final de ano do portal Setor Saúde
Doctor Clin projeta alcançar 300 mil beneficiários até 2027

A diminuição das margens tem impactado fortemente as operadoras de saúde todo o Brasil. Porém, as mais bem estruturadas e organizadas têm conseguido diminuir os impactos negativos do atual cenário, principalmente colocando em prática ações como negociações constantes com os parceiros e busca pela eficiência. É o caso da operadora Doctor Clin, que vem diversificando o seu leque de serviços e áreas de negócios através da sua controladora DC Group. Marcelo Dietrich, diretor executivo da Doctor Clin, é o segundo entrevistado da série especial do portal Setor Saúde, iniciativa que apresenta a análise de lideranças de hospitais e operadoras do Rio Grande do Sul sobre temas relacionados à gestão e ao setor da saúde.

Dietrich avalia o ano de 2022, detalha os principais investimentos previstos para 2023 e fala sobre a importância da busca pela eficiência na gestão e assistência. Ele projeta um crescimento de carteira de 15% para os próximos anos, alcançando até 2027 a marca de 300 mil associados (em novembro/22 a operadora atendia mais de 121 mil beneficiários). Os principais gargalos do setor a serem enfrentados também foram pauta da conversa. Confira:

Pós-pandemia, rol da ANS, custos e margens

“A alta demanda por serviços de saúde no pós-pandemia, a permanente revisão do rol de coberturas da Agência Nacional de Saúde e os aumentos dos insumos e da mão de obra, têm impactado fortemente os custos das operadoras, aumentando a sinistralidade e pressionando as margens, exigindo muita negociação com prestadores e clientes”, destaca Dietrich.

doctor clin unidades

Mesmo com as incertezas do setor, a empresa manteve a sua expansão de forma consistente. “Apesar das imensas dificuldades enfrentadas pelo setor, mantivemos nosso forte plano de expansão com a presença em novos mercados ou fortalecimento das posições atuais. Em São Leopoldo, abrimos um novo Centro Médico com 20 consultórios e reformulamos a Clínica de pronto atendimento, ampliando os espaços de espera e criando uma área exclusiva para pediatria, além da implantação da segunda unidade do Laboratório Qualitá, fortalecendo nosso sistema de saúde na cidade. A unidade Doctor Clin de Esteio também recebeu o novo layout de operações e espaço para novas terapias, incluindo o serviço de Fisioterapia. Abrimos em Ivoti, a 15ª unidade do Qualitá, que já está processando 2 milhões de exames anualmente. Entrou em funcionamento em 2022, a Enlace, clínica de oncologia do Grupo, com sua primeira unidade no Doctor Center Novo Hamburgo. Retomamos as obras do Hospital Dia da Operadora em Porto Alegre, na rua Vicente da Fontoura e inauguramos nosso CSC [Centro de Serviços Compartilhados] para atendimento às empresas do grupo. ”

Hospital Dia, incorporação de novos serviços e parque de energia fotovoltaica

“Com previsão de abertura em agosto do próximo ano, o Hospital Dia de Porto Alegre é o principal projeto do Grupo para 2023. Serão 4.000 m2 com serviços de pronto atendimento 24 horas, completo Centro de Diagnóstico por Imagem, consultórios médicos, Clínica de Oncologia, laboratório de Análises Clínicas, Centro de Endoscopia e cirúrgico com 5 salas, 15 leitos de recuperação e 20 leitos de internação formam uma estrutura integrada para procedimentos de baixa e média complexidade. Seguimos abertos para incorporar serviços de saúde que façam sentido para o Grupo, especialmente na área de diagnóstico e serviços especializados”, anuncia.

Outro objetivo da operadora para o próximo período é a entrega do parque de energia fotovoltaica. “Em 2023, vamos concluir a instalação de nosso parque de energia fotovoltaica, com objetivo de produzirmos 50% de nossa demanda por energia. ”


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Plataforma de gestão e novas diretorias

“A consolidação de nosso CSC como plataforma de gestão está permitindo operarmos com mais eficiência a partir do compartilhamento das despesas administrativas com todas as empresas do grupo. Com o crescimento da companhia, novas diretorias foram criadas e comitês como o de novos projetos, grupo multidisciplinar que avalia as variáveis para abertura de novas unidades. ”

“Assistencialmente, temos desenvolvido diversos projetos”, completa. Dietrich cita dois em especial:

– Programa “Vida Mais Leve”: conta com equipe médica (nutrólogo, nutricionista, psicólogo, cirurgião do aparelho digestivo, psiquiatra, endocrinologista e clínico geral) que acompanha o paciente durante todas as fases do tratamento bariátrico (do pré ao pós-operatório).


– Pronto consulta: agendamento, para o mesmo dia, de consulta com as especialidades de pediatria e clínico geral.

doctor clin unidades ss

Eixos estratégicos para o ciclo 2023

“Somos uma das operadoras mais eficientes do segmento. Vamos trabalhar para manter nossa Despesa Administrativa na casa de 11%”, estima o diretor executivo da Doctor Clin.

“Projetamos um crescimento de carteira de 15% para os próximos anos, objetivando que a Operadora do Grupo alcance 300 mil associados até 2027, com mercado endereçável prioritariamente no Rio Grande do Sul. ”

“Seguiremos organizando um sistema de saúde híbrido, próprio e credenciado, priorizando o relacionamento com as melhores organizações em desfecho clínico, capacidade assistencial, custo efetividade, capilaridade e força de marca, com o objetivo de integrar a assistência e a visão de formarmos o melhor sistema de saúde do Rio Grande do Sul, qualificando e agilizando prevenção, diagnóstico e tratamento. ”

doctor clin unidades ss -

Para o próximo ano, a operadora pretende ainda diminuir consideravelmente o tempo de resposta entre a suspeita, o diagnóstico e o início dos tratamentos oncológicos, com novos programas personalizados de cuidados. “Lançaremos novos programas personalizados de cuidados em saúde no próximo ano, como o programa de acompanhamento de doentes crônicos “Cuida +”, que reduzirá em, aproximadamente, 80% o tempo entre a suspeita e o diagnóstico de possíveis casos oncológicos. Em casos de suspeita de câncer durante consultas ou exames, o paciente será direcionado no mesmo dia para uma equipe médica de cuidado personalizado, facilitando e agilizando a avaliação, investigação e encaminhamentos necessários (tratamento, cirurgia, procedimento de remoção, etc.). ”

Para Dietrich, “a saúde será cada vez mais personalizada e preditiva e além de tecnologia, precisaremos de estruturas eficientes e mão de obra qualificada. ”

Gargalos e ineficiências que precisam ser foco do setor e de governos em 2023

Conforme análise do executivo, a falta de financiamento e modelos de remuneração defasados estão entre os enfrentamentos mais urgentes da saúde nacional. “Financiamento SUS, financiamento IPE, migração do fee for service (pagamento por serviço, de acordo com os procedimentos e recursos utilizados no tratamento do paciente internado) para o fee for value (sistema de pagamento que visa estimular a colaboração entre os players com pagamentos baseados em resultados para os pacientes). ”

doctor clin unidades ss ---

“Além disso, investimento em atenção primária e prevenção de doenças, parcerias público-privadas, modelos de remuneração, transformação digital, maior investimento em ciência e pesquisas, maior apoio para inovação na cadeia de saúde, discussões sobre os pisos salariais [definição das fontes de custeio], rol Taxativo x Exemplificativo da ANS, judicialização, investimento no polo industrial da saúde nacional e desenvolvimento de mecanismos para a produção de insumos/equipamentos no Brasil. ”

Dietrich reforça que a operadora segue investindo para se adaptar aos desafios que o setor apresenta, visto que em 2023, será inaugurado o Hospital Dia, em Porto Alegre, o que demandará novas exigências. “A Doctor Clin está se preparando, já que lançaremos em 2023, o maior projeto da história da companhia”, finaliza.

marcelo-dietrich-perfil

pefil doctor clin 2023


Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial com entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as entrevistas serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 

 



VEJA TAMBÉM