Doctor Clin anuncia a construção de complexo hospitalar em São Leopoldo
"O complexo, terá capacidade para atender necessidades médicas que vão desde cuidados básicos até procedimentos cirúrgicos complexos" afirma o diretor executivo Marcelo Dietrich
O projeto de construção do novo Hospital Doctor Clin, em São Leopoldo, foi protocolado na Prefeitura do município no dia 6 de junho. Este foi um importante passo para evolução do projeto que tem como objetivo dar à população acesso a uma ampla gama de serviços médicos, incluindo emergência, internação, cirurgia, diagnóstico por imagem, entre outros.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (12) na sede da Prefeitura Municipal de São Leopoldo. O cronograma prevê que até o final de 2023 sejam obtidas licenças, instalação provisória e realizadas topografia e marcações. As obras estão programadas para iniciarem em março de 2024 e a conclusão de todo o complexo, estimada para setembro de 2027. A construção do hospital demonstra o compromisso da Doctor Clin em investir na infraestrutura de saúde da região, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade de São Leopoldo.
PUBLICIDADE
Tecnologia de ponta, cuidados básicos a procedimentos cirúrgicos complexos
“O novo hospital da Doctor Clin em São Leopoldo será construído com tecnologia de ponta, oferecendo instalações modernas e equipamentos de última geração para garantir o melhor tratamento possível aos pacientes. Nossa missão é fornecer cuidados de saúde acessíveis e abrangentes, e estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com a comunidade de São Leopoldo para atender às necessidades de saúde locais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O complexo, terá capacidade para atender necessidades médicas que vão desde cuidados básicos até procedimentos cirúrgicos complexos. Os pacientes podem esperar receber atendimento personalizado e de alta qualidade em todas as etapas de seu tratamento”, afirmou o diretor executivo da Doctor Clin, Marcelo Dietrich (foto abaixo).
Em sua manifestação, o diretor recordou o trabalho de construção de todo o projeto.
“É um sonho que começou em 2014. São Leopoldo era um município há quase dez anos atrás e, hoje, é outro. Houve um crescimento populacional expressivo. O projeto foi pensado levando em consideração os cuidados necessários em cada área. Desde a primeira apresentação junto à Prefeitura, fomos muito bem recebidos. É um projeto que não é da Doctor Clin e sim da cidade de São Leopoldo”, declarou.
A decisão de construir um hospital na cidade é resultado do compromisso contínuo da Doctor Clin em fornecer cuidados de saúde de qualidade para a população local. O novo hospital oferecerá uma ampla gama de serviços médicos, desde consultas e exames até cirurgias e tratamentos especializados. Para o prefeito municipal, Ary Vanazzi, a obra representa um marco histórico para a saúde na cidade e região.
PUBLICIDADE
“A cidade vai completar duzentos anos de imigração alemã em 2024. Então esse é um projeto que vem a calhar com o momento de celebração. Pensamos em legislações que ajudam a cidade. A captação de água aumentou. Fizemos investimentos de quase R$ 100 milhões. Modernizamos uma estrutura que era de mais de cem anos. Empresas como a Taurus e a Stihl, vieram e ampliaram suas instalações por conta disso. Uma cidade precisa ser planejada e articulada para o que o investidor tenha segurança naquilo que vai fazer”, disse.
O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, manifestou otimismo com o trabalho e falou da repercussão para o município.
“De parte do governo, temos a convicção de que será dada a máxima celeridade na aprovação do projeto. É uma obra de extrema importância pela movimentação de emprego e de promoção da economia local, avançando na qualificação do atendimento à população. A concretização desse projeto é fundamental para atender uma parte significativa da população. É algo que, sem dúvida, vai contribuir com o sistema público de saúde”, afirmou.
Clique na imagem acima para visualizar localização.
PUBLICIDADE
Como será a obra
O bloco hospitalar será dividido em seis pavimentos em uma área total de 17 mil metros quadrados em dois prédios. A área de estacionamento em edifício garagem possuirá quatro andares com 250 vagas. A emergência terá estrutura para atendimentos adulto, pediatria, traumatologia e cirurgia. Já a unidade de internação terá 128 leitos ao todo, sendo 96 semi privativos, 12 leitos privativos, 10 de UTI – Unidade de Terapia Intensiva e 10 leitos de UCI – Unidade de Cuidados Intermediários (destinada a pacientes semicríticos).
“Agregamos mais três mil metros quadrados de construção em um centro clínico. Estamos muito bem localizados e faremos um pool de saúde vindo a atender toda a demanda da população. A cidade nos recebeu muito bem e só temos a agradecer pelo apoio da iniciativa pública”, explicou o CEO da LCB Empreendimentos, Leandro Mosmann.
Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e Laboratório Qualitá
Com o objetivo de agilizar o atendimento e proporcionar facilidades aos pacientes, o complexo terá um Centro de Diagnóstico por Imagem com espaços para exames de mamografia, densitometria óssea, raio-x, tomografia, ressonância magnética e, ainda, sala de preparo e recuperação. Em um ambiente exclusivo funcionará o Centro da Mulher. O Laboratório Qualitá estará presente com uma área técnica de 550 metros quadrados com acesso externo exclusivo, que será referência para o processamento dos exames do hospital e de todas as unidades ambulatoriais do DC Group.
Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico contará com oito salas de cirurgia. A sala de recuperação terá 24 leitos. E o Centro Cirúrgico Ambulatorial, localizado junto ao prédio do CDI e emergência contará com quatro salas cirúrgicas e 12 leitos de recuperação.
Parceria com a Unisinos
Uma parceria com a Unisinos, está sendo desenvolvida para unir esforços e conhecimento em benefício da população. O complexo hospitalar contará com um espaço exclusivo aos estudantes da universidade, além do acesso a todas as áreas de assistência através da preceptoria do hospital. Os setores fechados como UTI e bloco cirúrgico contarão com salas específicas para avaliação de casos e estudos. A expectativa é impulsionar o trabalho a ser desenvolvido no Hospital Doctor Clin unindo a ciência e a aplicação de inovações constantes presentes na atuação da Universidade.
Fotos: Christian Jung e Graziela Assmann (ilustração projeto). Com informações assessoria de imprensa Doctor Clin (Marcelo Matusiak). Edição SS,