Do diagnóstico à gestão: HCPA avança em Soluções de IA em iniciativa do Governo Federal
Em evento com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foram anunciadas as startups selecionadas para resolver dois desafios propostos pelo HCPA.Na segunda-feira (26), representantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) participaram do lançamento da 3ª rodada da chamada pública Soluções de Inteligência Artificial (IA) para o Poder Público, com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O evento contou ainda com o anúncio oficial das startups selecionadas na 2ª rodada, nas quais estão inclusos desafios criados pelo HCPA, um para encontrar solução de IA para analisar exames de raio-x de tórax; outro que busca um produto que auxilie na indicação de órteses, próteses e materiais especiais (OPME).
PUBLICIDADE
Investimentos em inovação projetam o hospital em âmbito nacional
A assessora da diretoria administrativa do Clínicas Ana Paula Coutinho ressaltou que a inovação vem ganhando cada vez mais espaço no hospital. “Sempre pensando nas melhorias e tecnologias mais avançadas que podemos oferecer aos nossos pacientes. Estar entre os selecionados deste programa demonstra que os investimentos em inovação projetam o hospital em âmbito nacional”, destacou.
O objetivo da chamada pública é apoiar projetos relativos ao desenvolvimento de soluções baseadas em IA para aplicações em Desafios Tecnológicos de entidades do Poder Público Federal. No ato, o chefe de Serviço de Física Médica e Radioproteção, Alexandre Bacelar apresentou o desafio de IA chamado a Deep Radio, que busca auxiliar no diagnóstico de raio-x de tórax, e que será desenvolvida pela startup NeuralMind Inteligência Artificial S.A. O desafio que trata da gestão de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), chamado Comply, foi apresentado por Tiago de Assis e será produzido pela startup NeoPTO. Ambos desafios contam com com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
PUBLICIDADE
As propostas foram avaliadas por uma equipe da Finep, pela equipe das entidades públicas, além de consultores especialistas em IA. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Finep, com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Os projetos do HCPA são apoiados pela Diretoria Administrativa e pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt).
Parque tecnológico
Em 2022, o HCPA conquistou um edital de 8,3 milhões para a implantação do Parque Tecnológico e Inovação em Saúde (Patis). O projeto foi desenvolvido pelo Nitt, com apoio da Fundação Médica do RS. Em 2023, o Nitt, em parceria com o Sebrae/RS, uniu inovação e empreendedorismo, dando início ao programa de pré-incubação, com 15 equipes dedicadas a criar produtos e serviços que possam transformar positivamente a experiência do paciente.
PUBLICIDADE
Startups
Startups selecionadas para resolver dois desafios propostos pelo HCPA:
– Desafio Deep Radio, proposto pelo Serviço de Física Médica e Radioproteção para encontrar solução de IA para analisar exames de raio-x de tórax – a solução será desenvolvida pela startup NeuralMind Inteligência Artificial S.A.
– Desafio Comply, sugerido pelo Serviço de Compras, que busca um produto que auxilie na indicação de órteses, próteses e materiais especiais – a solução será desenvolvida pela NeoPTO.