Estatísticas e Análises | 27 de fevereiro de 2013

Dia Nacional do Idoso e a saúde

Em breve, a população idosa será maior que o número de crianças no planeta
Dia Nacional do Idoso e a saúde

O dia 27 de fevereiro é de homenagens aos senhores e senhoras do Brasil. O Dia Nacional do Idoso busca lembrar daqueles que já adquiriram muita experiência, criaram famílias e, agora, precisam de qualidade de vida para desfrutar a fase que, para muitos, é considerada a Melhor Idade.

No ano de 1999 a Comissão de Educação do Senado definiu o 27 de fevereiro como Dia do Idoso. Esta é a primeira data dedicada ao idoso no Brasil, já que há, também, o Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ambos estão no calendário oficial brasileiro.

Terceira Idade

Um dos objetivos da medicina é fazer com que todos nós cheguemos lá, e que a desfrutemos por muitos anos. No mundo todo a terceira idade, que inicia aos 60 anos, tem crescido e em breve, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população idosa será maior que o número de crianças no planeta.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais calculam que, em 2025, serão 50 idosos no Brasil para cada 100 jovens menores de 15 anos. Enquanto a população com mais de 60 anos cresceu 36% na última década, os jovens aumentaram apenas 14% no mesmo período.

Números da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para uma população com 19% de idosos no Brasil em 2050, quase seis vezes o número de 1970 (apenas 3%). Atualmente, a quantidade de pessoas com mais de 65 anos no país cresce de 2% a 4% por ano.

Conforme a idade avança a quantidade de consultas, medicamentos e hospitalizações se faz mais necessária. Como forma de auxiliar e diminuir os gastos, o Ministério da Saúde brasileiro tem como meta, no Programa do Idoso, aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas uma melhora nas estratégias de identificação de situações de vulnerabilidade social, diagnósticos precoces de processos demenciais e avaliação da capacidade funcional.

Seguros no Brasil

Dados fornecidos pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostram que, na última década, houve aumento na quantidade de planos de saúde fornecidos a idosos com mais de 75 anos. O número mais significativo está na faixa a partir de 80 anos. Em junho de 2000, 12% dos brasileiros nessa idade possuíam seguro, enquanto em 2012 houve crescimento para 17%. Em menor escala, os segurados entre 75 e 79 subiram de 12% (2000) para 13% no ano passado. Em cidades como São Paulo, um plano de saúde para uma pessoa saudável com mais de 60 anos pode ultrapassar os R$ 2 mil mensais (valores de outubro de 2012), dependendo da empresa. Em outro estudo, denominado Envelhecimento Populacional e os Desafios para o Sistema de Saúde Brasileiro, a IESS projeta que a contribuição dos idosos passe de 27% do gasto assistencial total em 2010 para 42% no ano de 2030.

ILPI´s

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em 2009, apontava para 84 mil pessoas (apenas 1% dos idosos) vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), sendo a maioria mulheres (57%). Pela definição da Anvisa, ILPIs é uma “instituição governamental ou não-governamental, de caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania”. As ILPIs são em boa parte filantrópicas (65%).

Por diferentes motivos, muitos idosos acabam por morar isolados. Entre os que acabam abandonados ou perdem seus familiares, o número chega a 3,4 milhões. Dados do IBGE de 2011 afirmam que, do total de pessoas que vivem sozinhas no país, 42,3% têm 60 anos ou mais.

A medicina atual aliada à tecnologia, evolui a passos largos e traça caminhos para que os 100 anos de idade não sejam uma utopia, mas sim uma possibilidade real para todos. E para chegar lá, a saúde e a assistência devem, cada vez mais, proporcionar condições ideais para o conforto e a felicidade.

MOVIMENTOS PELO MUNDO_IDOSO

VEJA TAMBÉM