Dia Mundial da Saúde tem como tema doenças causada por vetores
Tema da campanha de 2014 é “Pequenas Picadas, Grandes Ameaças”Desde 1948 o Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é celebrado no dia 7 de abril. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia a dia, informando e alertando para formas de cuidados.
Para cada ano, a OMS escolhe um tema especifico para uma área prioritária de saúde pública. O tema do Dia Mundial da Saúde 2014 é “Pequenas Picadas, Grandes Ameaças”, que trata de doenças causadas por vetores.
Vetores são organismos que transmitem patógenos e parasitas de uma pessoa (ou animal) infectada para outra. Essas doenças são mais comuns em regiões tropicais e locais onde o acesso à água potável e saneamento básico é deficitário.
O Dia Mundial da Saúde 2014 busca colocar em evidência algumas ameaças relacionadas às doenças, como mosquitos, insetos, carrapatos e insetos sugadores de sangue. Esses são responsáveis por transmitir parasitas e patógenos. Mosquitos não só transmitem malária e dengue, como filaríase linfática, alguns tipos de encefalite viral, e febre amarela. Outras doenças causadas por vetores são a doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose, entre outras.
A mais letal das doenças causadas por vetor é a malária, que causou cerca de 660 mil mortes em 2010, sendo a maioria de crianças africanas. Entretanto, uma doença que tem crescido, inclusive no Brasil, é a dengue, cuja incidência aumentou 30 vezes nos últimos 50 anos.
Algumas medidas simples podem ser tomadas individualmente para proteger pessoas e ambientes desses riscos. Doenças transmitidas por vetores podem ser prevenidas seguindo as seguintes recomendações:
– Uso de roupas que funcionam como barreiras físicas a mordidas e picadas
– Uso de mecanismos que mantenham vetores fora das casas, como telas em portas, janelas e leitos
– Cobrir reservatórios de água
– Eliminar poças e drenar locais onde a água possa acumular
– Eliminar objetos inúteis que possam conter água parada, como garrafas vazias e pneus
– Controlar água armazenada em vasos de plantas e vasos