Dez segredos para alcançar sucesso como cirurgião
Confira as dicas que também servem para outros profissionaisEm artigo publicado no conceituado blog norte-americano KevinMD, a cirurgiã-geral Sarah Bryczkowski, apresenta uma lista com dicas para os acadêmicos de medicina que almejam uma carreira de sucesso como cirurgiões.
As mesmas podem ser base de reflexão para outros profissionais, e se encaixam no planejamento de carreira de qualquer estudante ou profissional que almeja redirecionar sua carreira. Confira as dicas:
1. Seja você mesmo e aprenda a ser flexível – Nunca mude quem você é como pessoa. Um exemplo utilizado pela especialista para ilustrar esta dica é relacionada aos gostos pessoais. Se você gosta de ouvir músicas alegres e dançantes no trajeto para o trabalho, não se reprima. Como um membro júnior da equipe, é muito improvável seu gosto musical possa ser escutado como entretenimento na sala de cirurgia, mas nada impede de você ter esse gosto. Por outro lado, ser bem sucedido significa ser flexível, aprender coisas novas, admitir que está errado às vezes, e até mesmo mudar a maneira de fazer as coisas. Pode haver uma maneira mais eficiente (em comparação com algo que você aprendeu e pratica desde sempre) de chegar aos objetivos. Você têm seguido essas práticas porque é a única maneira que você sabe, mas novidades podem surgir e melhorar o trabalho.
2. Seja profissional. Fundamental em todos os aspectos da medicina. Às vezes isso significa vestir uma bata branca e limpa. A postura vai ajudar a demonstrar o seu potencial e esculpir o seu caminho para a função que você almeja. Outras vezes isso significa manter a calma e a compostura quando tudo que você quer fazer é gritar. Nunca fale ou publique na internet informações sobre questões sensíveis, pessoais ou privadas. Isto não significa deixar de expor opinião, o que se deve evitar é a fofoca. O mais importante é nunca falar sobre certas questões (incluindo casos de pacientes que você acabou de atender) em público. Se você não se sente confortável falando em um elevador cheio de pessoas estranhas, advogados ou um diretor da empresa, não faça o mesmo nas redes sociais.
3. Encontrar um bom mentor, ou dois, ou mais. Todos nós precisamos de um bom modelo, mas todos nós temos metas únicas na vida. Busque alguém para orientá-lo sobre como ser um bom residente (seja na função de estudante, professor, ou qualquer outra posição). Encontre alguém para orientá-lo sobre como chegar onde você quer (em 5 anos, nesta década, na vida, etc). Procure um mentor para vida, um mentor para pesquisas, pessoas que sejam exemplos em cada área. As possibilidades são infinitas. Há pessoas que estão no outro lado dessa “viagem” que você está apenas começando, e elas ficariam felizes em ajudá-lo a passar por isso. Lembre-se que encontrar um mentor significa estar receptivo. Estabeleça metas, agende reuniões regulares e peça feedback.
4. Não seja um “idiota”. Seja legal com todo mundo. Com seus pacientes, familiares, enfermeiros, assistentes, estudantes, residentes, médicos assistentes, com o pessoal de limpeza e até mesmo estranhos. Sorria. Você é um médico, um cirurgião. Como você pode não sorrir? Não importa o quão ruim o seu dia pareça, lembre-se que você trabalha em um hospital cheio de pacientes doentes e moribundos. E sua atuação é diferenciada para a sociedade. Conte suas bênçãos. Não deixe que sua privação de sono acabe com a sua alegria. Use palavras como “por favor” e “obrigado”. Saiba os nomes de seus colegas. Apresente-se, sempre que necessário, aos colegas e demais pessoas que estiverem em contato com você.
5. Trate os outros como você deseja ser tratado. Tratar cada paciente como se fosse da sua família. Ouça. Seja gentil. Pare de cobrar tanto. Cumpra suas promessas ou pare de fazê-las. Se você disser a um paciente que você vai sair e retornar em uma hora, é melhor definir um alarme, porque ele provavelmente estará esperando (talvez até com um membro da família à beira do leito, que mudou sua programação apenas para estar lá quando você voltar). Se você tem um dia ocupado ou não tem certeza que terá tempo para fazer rondas da tarde, não diga que você fará. Seja honesto, sempre. É sua reputação.
6. Admita seus erros e trabalhe em equipe. Se você cometer um erro, assuma. Isso remonta à conhecida frase “eu assumo minha responsabilidade e isso não vai ocorrer de novo”. Esta declaração evita maiores problemas. E deve ser aplicada sem exceção. Ajude seus colegas, trate-os bem, seja o seu chefe ou seu subordinado. A capacidade da equipe é tão forte como o elo mais fraco de uma corrente. Ajude a construir um plano razoável. Nunca corrigir o seu chefe durante reuniões, pelo menos não publicamente na frente de toda a equipe. É muito melhor compartilhar tranquilamente em uma situação reservada.
7. Ensine. Aproveite cada oportunidade para ensinar alguém ou para aprender algo novo. A maioria das habilidades processuais podem ser aprendidas no dia a dia. Um método eficaz é forçar as pessoas a ensinarem umas às outras, esse é o núcleo da cirurgia acadêmica.
8. Prática. Muita prática. Não importa qual é a sua habilidade ou a sua dificuldade. Continue praticando. Esse é o melhor caminho para aperfeiçoar suas qualidades. Somente a dedicação em cada ação fim irá lhe fornecer distinção ao longo do tempo.
9. Cuide de si mesmo. Às vezes, você tem que ser paciente. Enquanto você pode não ser capaz de tirar duas semanas de folga para se recuperar de uma gripe, não há problema em usar um dia para ir ao médico e fazer exames. A melhor maneira de lidar com a doença é a medicina preventiva. Escolha um estilo de vida saudável. Arranje tempo para se exercitar. Troque o elevador pela escada. Não fume. Sempre se prepare para o pior. Se você não estiver bem por alguma razão, vá trabalhar. Deixe-os ver como você continua dedicado, mesmo doente. Afinal, o hospital é o melhor lugar para se estar quando doente. Se sua agenda não permite que você saia do trabalho mais cedo, então você precisa pedir ajuda. Espero que você tenha sido bom para a sua equipe, já que eles poderão substituí-lo em um dia de ausência.
10. Aproveite a oportunidade. Envolva-se na investigação. Faça algo novo. Aprenda uma nova habilidade. Candidate-se a uma nova posição. Conheça novas pessoas. Existem oportunidades incríveis na cirurgia acadêmica. Não espere alguém para apresentá-las. Se você assistir a uma palestra ou conferência interessante, vá em frente e apresente-se. Você nunca sabe quando você pode acabar no comitê executivo de um novo emprego. Envolva-se com outros profissionais. Contribua e seja visto.