Depressão é o tema do Dia Mundial da Saúde
A doença atinge cerca de 10 milhões de brasileirosCelebrado no dia 7 de abril, o dia mundial da saúde serve para comemorar os avanços na área e também como uma lembrança aos desafios ainda presentes. Neste ano, o lema da campanha mundial é “Depressão: vamos conversar”. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) promoveu um debate entre especialistas e convidados sobre o tema.
A diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, lembrou que a depressão pode afetar pessoas de todas as idades, raças e origens. “A depressão afeta não só você, mas os que estão à sua volta: sua família, seus amigos e colegas. Afeta comunidades e sociedades e tem um alto custo social e econômico. Devido ao estigma associado à depressão, poucos querem falar sobre ela”, explica.
Mesmo ainda sendo considerada um tabu na sociedade, até a depressão mais grave pode ser superada com tratamento apropriado. “O primeiro passo para receber tratamento é falar. Se você conhece alguém com depressão, escute o que ela tem a dizer. Se você sofre de depressão, dê o primeiro passo hoje. Fale com alguém”, orienta.
Para a diretora da OPAS/OMS, é tempo de romper o silêncio e acabar com os preconceitos que cercam esse transtorno mental. “Toda pessoa com depressão merece apoio, respeito e bons cuidados”, ressaltou.
A representante substituta da OPAS/OMS no Brasil, Mónica Padilla, afirmou que a falta de apoio às pessoas que vivem com transtornos mentais impede muitas pessoas de terem o tratamento que necessitam para uma vida saudável e produtiva. “É preciso gerar condições para que se possa falar de depressão nos diversos ambientes da vida, no trabalho, na família, em relação às características diferentes para os idosos, para os jovens, homens e mulheres. Enfim, precisamos falar da depressão para dar voz às pessoas que enfrentam esse problema”, defendeu.
Abordagens ao Dia Mundial da Saúde
O TelessaúdeRS, destacou as ações e os materiais que podem auxiliar os profissionais de saúde, em seu site oficial, ver aqui. Já a Secretaria Estadual da Saúde do RS realizou atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, na quinta-feira (6), nos corredores do 5º andar do Centro Administrativo do Estado Fernando Ferrari (CAFF). Durante todo o dia, servidores e pessoas que circulam pelo prédio tiveram acesso a palestras, sessões de reiki, massoterapia, jin chin jyutsu e oficinas que tratam de temas como ergonomia, e orientações para a melhoria de qualidade de vida. Também estão sendo distribuídos folders e materiais didáticos e dirigidos ao público infantil. Profissionais de diversas áreas orientam sobre prevenção e promoção em saúde.
Já a Confederação Nacional de Saúde (CNS), desenvolveu uma comunicação dirigida às suas lideranças, com um material que reforça o trabalho da entidade, que representa hospitais, clínicas e laboratórios. O folder digital (email marketing) fez alusão a Michael Porter, guru da área de estratégia, que escreveu o best-seller Repensando a Saúde.