Dengue bate recorde na Capital
Com 183 casos, Porto Alegre registra o maior número de infectados de sua história
A dengue alcançou este ano índices inéditos no Rio Grande do Sul. Com 183 casos confirmados, Porto Alegre tem o maior número já registrado na cidade em toda a história. No Estado, 337 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira, 14. A Capital já tem oito vezes mais ocorrências do que em 2012, sendo que 123 são autóctones – quando a vítima contrai dengue dentro da cidade. Desses, 62, ou seja 50% dos casos confirmados na capital, ocorreram no bairro Partenon.
Do índice total do RS, 188 casos são autóctones e outras 149 pessoas foram infectadas em viagens a outros Estados. Depois de Porto Alegre, a segunda cidade gaúcha mais afetada é Santa Rosa.
Embora os números sejam preocupantes, as autoridades sanitárias ressalvam que não há epidemia, mas é inegável afirmar que existe um surto epidêmico restrito ao bairro Partenon.
A perspectiva para os próximos meses é positiva, já que com a chegada do inverno, a proliferação do mosquito tende a diminuir e, consequentemente, a quantidade de pessoas infectadas sofra uma significativa redução.