Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 24 de agosto de 2022

Curso gratuito de capacitação do Hospital Sírio-Libanês forma trabalhadores para o setor hospitalar

Iniciativa do Projeto Abrace seu Bairro já formou mais de 600 profissionais e tem como objetivo ampliar qualificação e capacitação profissional e empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade
Curso gratuito de capacitação do Hospital Sírio-Libanês forma trabalhadores para o setor hospitalar

Com o intuito de compartilhar conhecimento e gerar oportunidades a partir de qualificação profissional, contribuindo com a diminuição da vulnerabilidade social e fomentando o aumento de empregabilidade, o Sírio-Libanês, por meio de um de seus projetos sociais, o Abrace seu Bairro, criado em 2001 pelo Hospital, conta há mais de 10 anos com cursos gratuitos de Capacitação de Hotelaria e Copeiro Hospitalar.

“Por mais de uma década, estamos contribuindo para a formação de jovens e adultos, que ingressam no mercado de trabalho mesmo diante de muitas adversidades. O sucesso de cada profissional que passa pelo nosso programa baliza a importância de iniciativas como o Abrace Seu Bairro, que valorizam a formação profissional, e reafirma nosso compromisso com a filantropia”, diz Vânia Bezerra, diretora de compromisso social do Hospital Sírio-Libanês.

Abrace Seu Bairro

O projeto Abrace seu Bairro tem como missão desenvolver atividades relacionadas à promoção da saúde e contribuir para a qualidade de vida das famílias paulistas, principalmente as residentes na região central da cidade de São Paulo, no entorno da sede do Sírio-Libanês, na região da Bela Vista.

Nestes 20 anos, o Abrace seu Bairro já impactou mais de 27 mil pessoas e 10 mil famílias. Entre as iniciativas mais significativas, estão os tradicionais cursos de Hotelaria e Copeiro hospitalar, que já somam 600 alunos capacitados. Além de oferecer a capacitação, o Abrace Seu Bairro, oferece grupos de coral, dança, capoeira, teatro, musicalização, apoio escolar, brinquedoteca e apoio pedagógico para as crianças de baixa renda do bairro da Bela Vista. “A ideia dos cursos de capacitação é formar pessoas, compartilhar o conhecimento de nossos colaboradores e prepará-los para o mercado de trabalho, o que muitas vezes acaba sendo dentro do próprio Sírio-Libanês,” diz Vânia Bezerra.

Por ano, são oferecidos dois cursos gratuitos: Hotelaria e Copeiro Hospitalar, com 40 vagas, com duração de três meses para cada capacitação, com aulas teóricas e práticas presenciais duas vezes por semana. A ideia é capacitar pessoas em procedimentos de higiene e limpeza do ambiente hospitalar, que queiram seguir carreira no ambiente hospitalar. Em 2020, por conta da pandemia, as atividades educacionais passaram a acontecer de forma digital e foram capacitadas mais de 50 pessoas.

O curso conta também com uma Aula Magna, na qual os principais temas que serão abordados no curso e as atividades realizadas em suas funções, horários de trabalho são apresentados aos candidatos. O curso conta também com Aulas de Condicionamento Físico, onde são disponibilizadas no Canal do Youtube do Abrace seu Bairro aulas para melhorar o condicionamento físico, força e resistência dos alunos.

Cassia Gellerth, coordenadora do Abrace seu Bairro, conta que 91% dos alunos realizaram as atividades de condicionamento físico, o que trouxe benefícios para a vida pessoal do aluno. “Fizemos um levantamento interno, e os ganhos são surpreendentes: 71% dos alunos perceberam melhora na disposição; 41% conseguiram controlar e reduzir peso; 41% dos alunos perceberam redução nos níveis de estresse e ansiedade; 71% conseguiram melhorar a resistência e força”, destaca.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Casos de sucesso

José Edilênio é um exemplo de que o curso de capacitação pode abrir portas e dar oportunidades para uma carreira promissora. Natural do interior da Bahia, veio para São Paulo em 1994 com o sonho de mudar de vida. O ex-vizinho, em uma conversa descontraída, contou sobre o trabalho do Hospital Sírio-Libanês e fez dali um objetivo de vida: trabalhar em um dos principais hospitais do Brasil, o que aconteceu um tempo depois. Começou a trabalhar como auxiliar de higiene e hoje é supervisor de Hotelaria voltado para treinamento. “Estou no Sírio-Libanês há 15 anos e, em 2017, recebi o desafio para compartilhar os meus conhecimentos no curso de capacitação de Higiene Hospitalar, que é uma parceria com o projeto Abrace o seu Bairro. É gratificante poder dividir o que eu sei, o que eu aprendi para as pessoas que fazem o curso, porque eles normalmente chegam aqui achando que é apenas fazer faxina, e é mais do que isso — podemos gerar reflexões de carreira e até ajudá-lo a construir uma trajetória profissional”, conta José Edilênio, que já ajudou a capacitar em torno de 120 pessoas nos últimos anos.

O supervisor de Hotelaria do Hospital Sírio-Libanês afirma que muitas das vezes os alunos chegam ao curso sem perspectiva alguma, só querendo um trabalho para melhorar as condições de vida, já que muitos se encontram em situação de alta vulnerabilidade, e quanto mais participam das aulas, esse pensamento vai mudando. “Eu comecei no primeiro degrau e com o apoio dos meus líderes pude me capacitar, procurar sempre aprender, pude chegar em um cargo de gestor. Sempre destaco nos encontros que se eu consegui, eles também conseguem”. Ele conta que os cursos de capacitação são uma porta de entrada para a mudança de vida dessas pessoas. “É gratificante eu como instrutor ver a mudança de brilho no olhar dos alunos, a vontade de aprender e conseguir uma vaga de emprego, de ver que eles querem sempre melhorar. Ver o sucesso deles é uma felicidade sem fim”, comemora José Edilênio. Com 36 anos de idade, José Edilênio fez curso tecnólogo em Hotelaria e já está em sua segunda pós-graduação em Gestão da Qualidade de Processos. “A cada promoção de cargo, eu invisto em conhecimento, que é algo que sempre será meu e ninguém poderá tirar”.

Com apenas 19 anos, Jéssica de Souza Neto, moradora de Itaquera com a mãe e a avó, estava desempregada e em busca do primeiro emprego, até que a mãe, que já trabalha no Hospital Sírio-Libanês, ficou sabendo do curso de capacitação para Auxiliar de Hotelaria Hospitalar. “A princípio achei um pouco difícil por conta de ter várias etapas, mas acabei conseguindo e me deixou muito feliz. O curso foi no formato online, mas foi maravilhoso, tive a oportunidade de aprender muita coisa, não só aqui do hospital, mas de outras áreas também”, destaca Jéssica que afirma que logo que finalizou o curso, foi convidada para um processo seletivo pela própria equipe do Sírio-Libanês. “Já estou trabalhando como Auxiliar de Hotelaria Hospitalar. Gosto da minha equipe que me ajudam, me orientam. Eu recomendo o curso, vale muito a pena. Sou muito grata”, finaliza.

Simone Junkes, que trabalha no RH, na área de Aquisição de Talentos do Hospital Sírio-Libanês, atuando em parceria com o Abrace seu Bairro e nas áreas técnicas nos cursos de Capacitação Profissional de Hotelaria e Copeiro Hospitalar, conta que os cursos de capacitação visam apoiar a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da capacitação profissional. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e uma formação que engloba questões técnicas, emocionais, comportamentais, como realizar um currículo e como se preparar para uma entrevista é fundamental. Precisamos investir nas pessoas e dar oportunidades a todos”, afirma Simone que é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, pela FAAP, e cursando MBA em Gestão de Projetos, pela USP.

Segundo Junkes, ela é responsável pelo recebimento das inscrições e realiza a seleção dos profissionais que serão contemplados visando os candidatos em uma situação de maior vulnerabilidade social com o fit cultural da instituição. “Temos muito orgulho em poder contribuir com a sociedade, gerando pessoas qualificadas, com conhecimentos específicos, habilidades e competências para atuarem na área, fomentando o aumento do índice de empregabilidade e contribuindo com a diminuição da vulnerabilidade social. Quanto mais conhecimento o profissional possui, mais ele se torna competitivo no mercado trabalho”, completa.

Iramaia Nunes começou sua trajetória no Hospital Sírio-Libanês há mais de 17 anos e hoje é gerente de Hotelaria na instituição. Filha de um pai zelador e uma mãe encarregada de limpeza, tinha o sonho de fazer Hotelaria para trabalhar em grandes hotéis. Já cursando Administração em Hotelaria, iniciou seu trabalho no Sírio-Libanês como caixa de estacionamento, passando por cargos de operadora de call center, recepção, concierge até chegar na área de Hotelaria do hospital. “Lembro de quando cheguei na área, os gestores da época estavam construindo o projeto de capacitação e ficamos empolgados, porque vamos potencializar pessoas a começar uma carreira”, comenta Iramaia Nunes.

Ela completa que o curso foi criado para capacitar pessoas com conhecimentos técnicos de como trabalhar na hotelaria hospitalar, criar oportunidades de emprego, promover e dar condições de uma vida plena e digna. “O curso veio para selar algo que a gente acredita. Compartilhar conhecimento é dar oportunidade de transformar a vida de uma pessoa”, finaliza Iramaia.

 

 

 



VEJA TAMBÉM