Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 26 de março de 2013

Curso desmistifica o faturamento médico hospitalar

Evento ocorreu no IAHCS e teve muita interatividade entre alunos e professores
Curso desmistifica o faturamento médico hospitalar

No último sábado, 23, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL) e o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) realizaram o curso de Faturamento de Contas Médico Hospitalares. Voltado para profissionais da saúde interessados em se especializar na área administrativa, o encontro serviu para disseminar técnicas novas e já consolidadas. Tiveram acesso 33 participantes, número que foi limitado em função da preocupação com a questão da interatividade entre os participantes. Uma nova turma será aberta nos próximos dias, em função da grande procura verificada na primeira atividade de aperfeiçoamento desenvolvida pela FEHOSUL no ano de 2013.

Com um total de oito horas, o curso teve como professores Eduardo Dias Lopes (Médico Auditor, presidente da Sociedade dos Auditores em Saúde e coordenador do Pós-Graduação MBA Auditoria em Saúde/IAHCS) e Bibiana Dutra Antunes da Cunha (enfermeira auditora e professora do IAHCS). Entre os tópicos, estavam todas as etapas do faturamento, legislação, objetivos, mercado de trabalho, evolução dos custos, montagem de rotinas, contratos e cobranças.

“A abordagem da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) foi muito interessante. Aprendemos bastante sobre autorização em tempo real, as amarras que podem ser evitadas”, analisou Flávio Souza, auxiliar administrativo do Hospital Moinhos de Vento, que participou do curso.

“Conversei com muita gente depois do sábado, todos gostaram. Descobrimos que muitos estavam executando as funções apenas, e não sabiam de tudo o que gira em torno dos temas. Existem novas formas de se pensar em faturamento, contas, etc”, completou.

Satisfeito com a aceitação das aulas, Dr. Eduardo Lopes concedeu entrevista ao portal Setor Saúde e acredita que o curso ajudará a dinamizar o trabalho burocrático dentro dos hospitais e estabelecimentos. Veja os principais trechos da conversa.

Setor Saúde – O que mais chamou atenção nos assuntos abordados?

Dr. Eduardo Lopes – A preocupação dos alunos está, principalmente, na dificuldade de tramitação de documentos nos hospitais e na organização dos processos. Pensamos em melhorar o desempenho nesse sentido. A demora no preenchimento das solicitações de convênios, por exemplo, foi um tema muito explorado. É preciso ser ressaltada a importância adequada de se ter uma auditoria dentro do estabelecimento. Isso pode favorecer os atendentes, os funcionários e todos os componentes da instituição.

Setor Saúde – De que forma o cursos da FEHOSUL podem auxiliar os funcionários dos estabelecimentos de saúde?

Dr. Eduardo Lopes – Os cursos têm o sentido de desenvolver o conhecimento dos funcionários sobre os processos internos, as maiores dificuldade que existem na execução. Agora estamos focados em faturamento, mas com o tempo queremos desenvolver outros cursos para melhorar os processos hospitalares.

Setor Saúde – Como foi a receptividade dos alunos?

Dr. Eduardo Lopes – A receptividade foi muito boa e o curso foi bastante interativo, com a participação de todos os alunos. Tivemos um ótimo nível de interesse. Conseguimos alcançar todo o conteúdo previsto, que era voltado para a realidade dos faturamentos e desenvolvimento de técnicas. Queríamos dar objetividade aos maiores problemas no que se refere à integração entre faturamento e as demais unidades do hospital.

Sobre os cursos Fehosul

As instituições em dia com as contribuições confederativas e sindicais podem inscrever gratuitamente até 2 funcionários nos programas desenvolvidos pela Federação. Para participar das próximas atividades, fique atento aos eventos informados no portal Setor Saúde e em nossas ferramentas sociais, facebook e twitter (@setor_saude).

 

 

 

VEJA TAMBÉM