Gestão e Qualidade | 13 de janeiro de 2025

Corpo Clínico do Hospital Moinhos terá diretoria feminina

Karin Jaeger Anzolch e Lorena Caleffi foram anunciadas como as novas diretoras do Corpo Clínico do Hospital.
Corpo Clínico do Hospital Moinhos terá diretoria feminina

As médicas Karin Jaeger Anzolch e Lorena Caleffi serão as novas diretoras do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento. As profissionais representam os mais de 3 mil médicos da instituição durante o biênio 2025-2026, substituindo os colegas Timothy Wilson e Pierangelo Baglio, que exerceram a função nos últimos dois anos. Essa é a primeira vez que a diretoria do Corpo Clínico será exercida por duas mulheres.


DezembroLaranja_setorsaude_banner_online_portoalegre


As atribuições da direção incluem contribuir com o compromisso de excelência da Instituição, buscando assegurar condições para o bom desempenho dos médicos e um melhor atendimento aos pacientes. Para garantir essa melhoria contínua, segundo o CEO Mohamed Parrini, é necessário contar com lideranças dedicadas e comprometidas com o propósito do Moinhos de Cuidar das Pessoas. “As duas médicas que estarão à frente do Corpo Clínico são excelentes profissionais. Tenho certeza de que, com a colaboração e o conhecimento de todos, continuaremos qualificando a assistência médica no Brasil,” afirmou.


banner-naxia-600


Complementando a fala de Parrini, o superintendente médico do Moinhos, Luiz Antonio Nasi, ressaltou que a Diretoria Clínica é a interface, a conexão entre o hospital e os médicos. “Nossa Instituição tem como visão ser o melhor hospital do Brasil até 2029,  por meio da assistência, pesquisa e educação de excelência. E, para alcançarmos este objetivo, necessitamos da participação ativa do nosso corpo clínico”, concluiu.


compras-hospitalares-shs

Na ocasião, o Moinhos também empossou a nova Comissão de Ética Médica (CEM) para os próximos dois anos. O grupo, composto por 11 membros, tem como função assegurar que as práticas profissionais sejam realizadas seguindo os princípios éticos e as normas legais da profissão.

Corpo Clínico do Hospital Moinhos terá diretoria feminina-

Medicina sustentável e humanizada

A nova diretora Karin Jaeger Anzolch explicou que o principal objetivo da gestão é reforçar o compromisso com uma medicina que seja, ao mesmo tempo, sustentável e humana. “Sabemos que o desafio de equilibrar evolução tecnológica com empatia e proximidade é constante, mas entendemos que essa é a essência do Moinhos de Vento. Queremos perpetuar esses valores e contribuir para que o hospital continue sendo essa grande referência na medicina latino-americana”, destacou.

Nesse sentido, a condução será pautada por uma gestão participativa e inclusiva, baseada na comunicação aberta e na liderança compartilhada, conforme a vice-diretora Lorena Caleffi. “Esperamos consolidar um trabalho que valorize cada integrante do corpo clínico, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho. O Moinhos sempre se destacou pela inovação e pela qualidade de seu atendimento, mas, acima de tudo, pela humanidade que norteia sua atuação. Nosso trabalho é garantir que continue assim,” ressaltou.

Biografia das médicas

Karin Anzolch é formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre e doutora em Medicina Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Urologia, membro do Departamento de Infecções, Diretora de Comunicação e Coordenadora das Campanhas de Awareness e dos programas de educação continuada da Sociedade Brasileira de Urologia. É também fellow em Urologia pela McGill University, do Canadá, e em Urologia Funcional e Feminina pela UFRGS. Atualmente, além dessas atividades, exerce o cargo de conselheira no CREMERS. No Hospital Moinhos de Vento atuou na Comissão de Ética, no Serviço de Neuroimunologia e integra o Programa de Cirurgia Robótica.


Lorena Caleffi é médica psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Dor e Medicina Paliativa. Começou sua trajetória profissional no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde foi preceptora no Curso de Especialização em Dor e iniciou um ambulatório específico para residentes da Psiquiatria no Serviço de Dor. Há vinte anos, faz parte do Hospital Moinhos de Vento, atuando na Clínica de Dor, no Serviço de Psiquiatria e, também, no Núcleo Mama. Ela integra ainda o projeto Educa Dor, que busca ampliar a informação em saúde sobre dor crônica.

Crédito: Marcos Nagelstein

VEJA TAMBÉM