Coração em 3D ajuda a salvar vida de bebê
Protótipo foi fundamental para a definição da cirurgia mais seguraA tecnologia de impressão 3D foi fundamental no sucesso de uma delicada cirurgia cardíaca nos EUA. O caso é de um garoto de 14 meses de idade, paciente do Kosair Children’s Hospital (EUA). O bebê possuía quatro defeitos no coração, incluindo aorta e artérias pulmonares desalinhadas. Uma delicada cirurgia era a única chance de sobrevivência. Os exames com imagens 2D, mesmo em vários níveis, não são tão precisas, o que leva cirurgiões a divergir na escolha da melhor técnica cirúrgica.
Para solucionar o caso, o chefe da equipe de radiologia, dr. Philip Dydysnki, recorreu à Escola de Engenharia de Louisville (EUA). As imagens em 2D serviram para a criação de uma prótese em 3D com a ajuda da impressora Makerbot Replicator 2x3D. O modelo 3D do órgão é 1,5 vez o tamanho real.
Construído em três dimensões usando um filamento flexível, o desenvolvimento do modelo levou cerca de 20 horas para ficar pronta e custou cerca de US$ 600. A impressão deu a indicação precisa de onde e como atuar e eliminou a cirurgia exploratória, que poderia ser fatal para um bebê. O procedimento, feito em fevereiro, foi bem sucedido.