Consumo de drogas psicoativas dispara no mundo
ONU revela que uso de novas substâncias aumentou 40%O Escritório sobre Drogas e Crimes da ONU (UNODC) registrou um preocupante aumento no consumo de drogas legais em 2013. O uso de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) subiu 40%, de 251 para 354 novos produtos, e a quantidade de países que registram a presença dessas drogas foi de 70 para 90 no último ano.
As drogas em questão são as que interferem no sistema nervoso, podendo causar dependência. Algumas são legais (como nicotina, álcool e cafeína) e reguladas por instituições especializadas, mas o mercado cresce de forma descontrolada. A ONU alerta para os riscos globais desse aumento e considera urgente a aplicação de medidas em escala mundial para conter a fabricação, tráfico e consequente abuso das substâncias.
O debate sobre as NSP ocorreu em um encontro em Viena (Áustria) no mês de setembro, e reuniu especialistas e organizações líderes na luta contra tais males, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O UNODC apresentou um sistema de consulta e alerta sobre as NSP que dá informações e técnicas atualizadas para identificação, como estruturas químicas, além de uma lista com os possíveis efeitos colaterais.
O Relatório Mundial sobre Drogas de 2013 ainda aponta que o consumo de drogas tradicionais como heroína e cocaína tem diminuído em alguns países, em contrapartida ao abuso de NSPs e medicamentos prescritos. Um estudo norte-americano semelhante aponta para 50 mortes diárias nos EUA devido ao uso indevido de analgésicos (leia aqui).