Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 7 de junho de 2014

Conheça mais sobre o “milionário” Didier Pittet

Especialista suíço participará de evento sobre infecção hospitalar
image

Pode-se dizer que Didier Pittet e William Griffith, que fazem parte do grupo Hospitais Universitários de Genebra (HUG), poderiam estar hoje colhendo os frutos de sua invenção, em alguma cidade exclusiva e cara, como Mônaco ou Paris. Porém, ambos na verdade preferiram fazer parte de uma revolução que mudou os parâmetros de prevenção em infecção hospitalar.

Ao tomarem a decisão de não patentear uma solução de gel alcoólico que impede a proliferação de bactérias, fungos, vírus e protozoários, os dois vem contribuindo para a redução de milhões de mortes ao redor do mundo, decorrentes da infecção relacionada à assistência à saúde.

Se por um lado William Griffith, farmacêutico e membro da equipe de Pittet na HUG foi o responsável pelo desenvolvimento da solução em gel para higiene das mãos, coube ao médico Pittet disseminar a cultura de uso do mesmo concomitante com a forma correta de se lavar as mãos entre os profissionais da saúde. A descoberta, após ser testada e aprovada, foi considerada decisiva para o enfrentamento do problema, inclusive para estancar o aumento de casos de gripe A. Adotadas por quase todos os estabelecimentos de saúde ao redor do mundo, as medidas são práticas essenciais que influenciam na queda de taxas de infecção e de mortalidade.

Pittet, que é médico, é considerado uma das maiores referências em segurança do paciente atualmente, produziu mais de 500 artigos sobre o tema, foi condecorado pela rainha da Inglaterra e convidado pela Organização Mundial da Saúde para ser o líder mundial do programa “Clean Care is Safer Care”, tema de sua palestra que será apresentada no dia 11 de junho durante a I Jornada de Prevenção e Controle da Infeção Hospitalar. A jornada é uma iniciativa do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Porto Alegre (Sindihospa) e ocorre no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Além de Pittet, o encontro contará com a participação de especialistas dos hospitais Mãe de Deus, Moinhos de Vento, Clínicas e do Albert Einstein, de São Paulo. Dentre os temas destaques estão o conceito Positive Deviance, a apresentação de cases de sucesso, formas de promover a adesão à higienização das mãos e o desenvolvimento de novos produtos.

Acesse www.sindihospa.com.br para conhecer a programação completa e saber como participar. As instituições filiadas à Fehosul e ao Sindihospa têm direito a descontos especiais.

VEJA TAMBÉM