Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 5 de abril de 2023

Complexo Hospitalar da Unimed Vale do Sinos realiza a primeira cirurgia robótica da Região

Prostatectomia Radical foi realizada em um paciente com 70 anos
Complexo Hospitalar da Unimed Vale do Sinos realiza a primeira cirurgia robótica da Região-

O Complexo Hospitalar da Unimed Vale do Sinos teve nesta quarta-feira (5) a primeira cirurgia robótica da Região. O procedimento realizado, em um paciente de 70 anos, trata-se de uma Prostatectomia Radical – principal tipo de cirurgia para o tratamento de câncer de próstata, na qual é retirada toda a glândula e alguns tecidos à sua volta, incluindo as vesículas seminais.

A cooperativa recebeu o robô cirúrgico Da Vinci X no final de março e o valor total do investimento em tecnologia, equipamentos e capacitação, é de 12 milhões de reais e tornou-se a primeira Unimed do Rio Grande do Sul e o primeiro hospital da Região a possuir tal tecnologia para procedimentos neste formato. O médico responsável pelo primeiro procedimento robótico foi Lucas Lampert. Estiveram junto, além de Luis Carlos Melo (presidente da Unimed Vale do Sinos) e Lampert, o coordenador do Programa de Medicina Robótica da Unimed Vale do Sinos, André Berger, e o médico, Marlon Fiorentini.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Benefícios

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, realizado por pequenos portais, ao invés de grandes incisões. Por meio destes pequenos orifícios são inseridos instrumentos e uma câmera dentro do corpo do paciente que, acoplados aos braços robóticos, são controlados pelo cirurgião de uma mesa de comandos.

“A tecnologia permite benefícios para todos os envolvidos. Os pacientes têm menos dor pós-operatória, menos sangramento, uma recuperação mais rápida, menos tempo de internação, menores complicações intra e pós-operatórias. Já os médicos possuem melhor acesso à anatomia alvo, melhor visão por meio de alta definição no sistema 3D, além de instrumentos com articulações que permitem a realização de movimentos ainda mais amplos que os de braço humano, gerando melhor precisão cirúrgica e eficiência”, relatou o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos Melo.

O sistema pode ser utilizado em ampla gama de procedimentos, dos menos aos mais complexos, como, por exemplo, oncológicos, abrangendo diversas especialidades, tais como: Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral, Bariátrica, Colorretal, entre outras. “Os treinamentos internos estão acontecendo desde o ano passado com mais de 70 profissionais, entre médicos e equipe técnica. Instalamos em novembro um simulador, que permite criar a experiência de forma realista e desenvolver as habilidades do cirurgião e equipes, com métricas de desempenho”, complementou Melo.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


Complexo Hospitalar da Unimed Vale dos Sinos

O aparelho integra o bloco cirúrgico localizado na Torre II do Complexo Hospitalar da Unimed Vale dos Sinos. O local é composto ainda pela Torre I, que foi inaugurada neste mês de março, após um processo de modernização da estrutura, e abriga o Centro Obstétrico; um edifício garagem e o Hospital Unimed. O hospital conta com equipamentos e tecnologia de ponta para atendimento da população gaúcha.

Complexo Hospitalar da Unimed Vale do Sinos realiza a primeira cirurgia robótica da Região

A Unimed Vale do Sinos atua nos segmentos empresarial, familiar, odontológico e medicina e segurança do trabalho, numa área de abrangência que inclui Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Portão, Estância Velha, Lindolfo Collor, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval. Atualmente, conta com 530 médicos cooperados, mais de 100 mil clientes e 2000 colaboradores. Os serviços também estão disponíveis para atendimentos particulares.

complexo de saude unimed vale dos sinos

 



VEJA TAMBÉM