Como detectar o Alzheimer
Lista com 10 sinais de alerta auxilia na percepção do desenvolvimento da doençaO Alzheimer, doença neuro-degenerativa incurável, provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. O paciente começa a perder a memória mais recente, podendo até lembrar com precisão acontecimentos mais antigos, mas esquecendo os fatos de pouco tempo atrás.
Com o tempo, o Alzheimer causa forte impacto na vida da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem, criando dependência até para rotinas básicas, como higiene pessoal e alimentação.
Os idosos são os grandes afetados pelo mal. No Brasil, das cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, 6% sofre com o Alzheimer, de acordo segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). No mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer.
Para familiares e pessoas próximas aos pacientes, nem sempre é fácil diferenciar as mudanças normais que ocorrem com o envelhecimento e os sinais de algo mais grave, como as que indicam o surgimento do Alzheimer. Para auxiliar na detecção da doença, a Mayoclinic, dos EUA, publicou uma lista dos 10 sinais de alerta.