Com investimento de R$ 4,9 milhões, suíte robótica do Hospital Moinhos de Vento realiza procedimento inédito na América Latina para o tratamento do Parkinson
"Com certeza, é um marco no tratamento do Parkinson e na busca pela qualidade de vida destes pacientes, pela agilidade e melhora dos resultados" destaca Alexandre Reis, neurocirurgião do Moinhos especialista em Distúrbios do Movimento, que conduziu a equipe durante o procedimento.
O Hospital Moinhos de Vento realizou a primeira cirurgia neurológica para implantação de eletrodo cerebral em um paciente com doença de Parkinson usando o sistema robótico de imagem Loop-X na Suíte Robótica Brainlab. Inédito e pioneiro com essa tecnologia na América Latina e Central, o procedimento é utilizado para controlar os sintomas da enfermidade.
A Suíte Robótica Brainlab é dedicada a cirurgias de alta complexidade e precisão e combina diferentes tecnologias de cirurgia guiada por imagens, aquisição intraoperatória de imagens 3D, robótica cirúrgica e integração digital. Os equipamentos contam com elevado grau de automatização para a obtenção da maior segurança possível no procedimento e o melhor desfecho clínico para o paciente.
O espaço é o primeiro do tipo na América Latina – e o Hospital Moinhos de Vento foi a quinta instituição no mundo a contar com uma sala desse porte. O Loop-X integra a Suíte Robótica que a instituição adquiriu recentemente junto à empresa alemã Brainlab, em um investimento de R$ 4,9 milhões.
“A cirurgia que realizamos foi a primeira nessa configuração na América Latina e Central, com o apoio do sistema Loop-X e sua tecnologia de alta precisão em imagens, exclusiva da Suíte Robótica do Moinhos no Brasil. Com certeza, é um marco no tratamento do Parkinson e na busca pela qualidade de vida destes pacientes, pela agilidade e melhora dos resultados. O Hospital Moinhos de Vento está sempre em busca de excelência e pioneirismo, especialmente no que se refere às cirurgias dessas doenças – e assume posição de destaque mundial com essas tecnologias”, explica Alexandre Reis, neurocirurgião do Moinhos especialista em Distúrbios do Movimento, que conduziu a equipe durante a operação.
Com a tecnologia da Suíte Robótica, é possível realizar todas as etapas da cirurgia no mesmo local – não é necessário deslocar o paciente até uma sala para exames de imagem, por exemplo –, o que reduz o tempo de procedimento e a exposição do paciente a riscos. Ainda, o uso do Loop-X, que realiza tomografias intraoperatórias, possibilitará intervenções mais precisas e maior conforto para o paciente.
“A nossa Suíte Robótica trará mais segurança e precisão nos procedimentos cirúrgicos, resultando em melhores desfechos, menor tempo de internação e de recuperação pós-operatória. Além disso, proporciona uma reabilitação mais eficiente e retorno mais rápido às atividades cotidianas”, explica Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento.
A sala conta ainda com tecnologias e inovações inéditas, como a navegação cirúrgica de última geração, por meio do sistema de navegação Curve, e o sistema de navegação robótica cirúrgica, por meio do braço robótico Cirq. A aquisição robótica intraoperatória de imagens, via sistema robótico de aquisição de imagens Loop-X, e a integração digital da sala cirúrgica, por meio Sistema Buzz, completam a experiência de excelência do paciente na instituição.
“A digitalização da saúde é o foco da Brainlab há 35 anos. A Suíte Robótica com o sistema de navegação Curve, o robô cirúrgico Cirq e o sistema robótico de imagens Loop-X demonstra na prática como nosso ecossistema digital traz benefícios para profissionais de saúde e seus pacientes. A parceria com o Hospital Moinhos de Vento, instituição que é sinônimo de inovação, excelência clínica e gestão visionária, é fundamental para transformar o futuro da saúde no país. Juntos, estamos estabelecendo um novo padrão de cuidado, alinhado com as necessidades e expectativas de nossa comunidade”, explica o presidente da Brainlab, Vinicius Dessoy Maciel.
Vanguarda e cirurgia com menos riscos
“Reforçando seu pioneirismo, em agosto de 2022 o Hospital Moinhos de Vento realizou a primeira cirurgia robótica de coluna da América Latina. O paciente, um homem de 65 anos, sofria de dor na coluna lombar com irradiação para os membros inferiores e não obteve sucesso com tratamentos clínicos prévios. O procedimento foi realizado com navegador cirúrgico e braço robótico da Brainlab, empresa alemã pioneira global em tecnologia médica orientada por software. Desde então, a empresa germânica segue parceira do Hospital” acrescenta o dr. Alexandre Reis.
O neurocirurgião do Moinhos adiciona que a cirurgia do Parkinson é considerada de alta precisão e é realizada em várias etapas. “Boa parte dela é feita com a participação do paciente, que fica acordado. Nesse sentido todo, o sistema da Brain Lab e o sistema robótico de imagens minimiza o tempo cirúrgico, pois todas as imagens necessárias são feitas diretamente na sala cirúrgica, bem como todos os cálculos necessários ao procedimento. Isso aumenta a precisão cirúrgica e diminui muito o tempo cirúrgico, o que se traduz em melhores resultados e maior conforto ao paciente.”
“Quando falamos em cirurgia do Parkinson a melhora é muito expressiva dos sintomas, principalmente do tremor, rigidez e da lentidão dos movimentos. Essa melhora é gradual e se estabelece dentro dos primeiros 30 a 60 dias. Mas o mais importante é ressaltar a importante melhoria na qualidade de vida destes pacientes e seus familiares, devolvendo a independência física e a liberdade de movimento”, completa Reis.
“Com a utilização dessas novas tecnologias, a cirurgia apresenta cada vez menos riscos e sem sofrimento físico relativo ao procedimento”, finaliza o especialista.