Jurídico | 13 de setembro de 2013

CNS intensifica ações em relação a análises clínicas junto ao Ministério da Saúde

Representação interinstitucional apresentou reivindicação de atualização de valores
Unimed não terá mais unimilitância

Uma representação interinstitucional do setor prestador de serviços reuniu-se com o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC) do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos. Na ocasião foi apresentada a reivindicação da área de análises clínicas de atualização de valores de remuneração que  no Sistema Único de Saúde (SUS) permanecem há 19 anos sem reajuste, determinando uma situação insustentável para o setor.

Na oportunidade, estiveram presentes a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), representada pela presidente Cláudia Cohn; a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), pelo seu presidente o gaúcho Irineu Grinberg; a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, pela vice-diretora administrativa, Paula Távora; e a Confederação Nacional de Saúde (CNS), pelo coordenador do Departamento de Laboratórios de Análises Clínicas, dr. Jairo Epaminondas, e pelo assessor técnico Olympio Corrêa.

O pleito foi bem acolhido pelo dirigente do Ministério da Saúde, que solicitou estudo dos exames mais defasados e os mais significativos para pequenos laboratórios. O Ministério da Saúde afirma que o orçamento para 2013 não comporta alterações neste final de ano, mas é plausível a possibilidade de alguma mudança ser consolidada no planejamento de 2014.

VEJA TAMBÉM