Hospital de Clínicas diminui filas para transplante de córnea
Com equipe de sobreaviso, hospital reduziu tempo de espera
Uma medida aparentemente simples tem reduzido drasticamente a fila de espera para transplante de córnea no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). No início de 2012, cerca de 300 pacientes aguardavam por cirurgia. Atualmente, o número despencou para 11, apenas.
O segredo para a queda de 96,3% no número de pessoas na fila foi a implantação de uma equipe de sobreaviso para a realização dos procedimentos. Assim, foi possível aceitar uma quantidade maior de órgãos na Central de Transplantes do Estado. Se antes a pessoa aguardava até um ano para realizar o transplante, agora o período é de apenas 54 dias.
“ O tempo de espera ainda tende a diminuir nos próximos meses, aproximando o estado da meta do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) de se chegar à fila zero para os procedimentos do tipo”, salientou a professora Diane Marinho, da equipe de transplante de córneas do HCPA.
O Brasil possui, de acordo com o SNT, um dos maiores programas públicos de transplantes do mundo. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) registram 14.182 transplantes de córnea em 2011, sendo a cirurgia de transplante mais realizada no País, muito acima das de rim (4.820) e fígado (1.432) que ocupam, respectivamente, segunda e terceira colocação.