Cirurgias endovasculares é tema de workshop no Hospital Mãe de Deus
Evento de dois dias abordará aneurismas da aorta de alta complexidade
Entre quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi ministra o Workshop de Cirurgias Endovasculares de Aneurisma da Aorta de Alta Complexidade no Hospital Mãe de Deus (HMD). Especialistas de todo o Brasil estarão presentes para conhecer de perto o método inovador que tem apresentado alto índice de eficácia, e que vem obtendo reconhecimento internacional.
O treinamento científico terá programação teórica e prática destinada a cirurgiões cardiovasculares e vasculares periféricos. Serão realizados, na sala híbrida da instituição, cinco procedimentos cirúrgicos. O método utilizado pelo dr. Saadi vem obtendo êxito mesmo com pacientes em situações delicadas e de risco na exclusão de aneurismas. “Quando detectado cedo, antes da ruptura, cerca de 99% dos casos podem ser tratados com sucesso com técnicas minimamente invasivas”, destaca o dr. Saadi.
As vantagens da cirurgia já foram apresentadas para médicos do Uruguai, Argentina, Costa Rica e Escócia. Nas técnicas convencionais, a taxa de mortalidade é de 7% a 10%, enquanto a utilizada pelo dr. Saadi diminui o risco para 1% a 2%.
A técnica utilizada corrige a anormalidade através de uma pequena incisão na virilha e introdução de uma endoprótese com cateter. A prótese é levada por dentro da artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído.