Tecnologia e Inovação | 15 de agosto de 2013

Cirurgião-robô do HCPA começa a operar

Programa de Cirurgia Robótica inicia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
robo

Após a realização de três cirurgias de teste bem sucedidas, serão oficialmente inaugurados os procedimentos feitos pelo cirurgião-robô Da Vinci no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) nesta sexta-feira, 16. O aparelho, comprado nos EUA em um investimento de R$ 7 milhões, já está na Capital desde o dia 27 de julho e deve marcar uma nova era na medicina gaúcha.

Para o manuseio do robô o HCPA fez a escolha de usar o modelo de dois módulos. Desta forma, dois profissionais trabalham de forma conjunta, o que facilita a qualificação da equipe da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, o início do Programa de Cirurgia Robótica será transmitido ao vivo e terá a participação à distância do cirurgião Monish Amon, da University of Southern California. Outros especialistas que participarão da operação são André Berger (também da universidade norte-americana) e os médicos do HCPA Leandro Totti Cavazzola, Milton Berger e Brasil da Silva Neto. A equipe tratará um paciente com câncer de próstata.

Em princípio, o Da Vinci será utilizado nas especialidades de urologia e ginecologia. Ao longo de dois anos o HCPA pretende ampliar o atendimento a todas as demais áreas.

O primeiro cirurgião-robô a chegar ao Brasil foi adquirido pelo Hospital Sírio-Libanês em 2008. Outro hospital que inaugurou recentemente o novo robô foi o Albert Einstein de São Paulo, o segundo adquirido pela instituição. O do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é o único do país fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo a possuir esta tecnologia.

VEJA TAMBÉM