Cirurgião do A.C.Camargo é nomeado Secretário-Geral da World Society of Surgical Oncology
“Nosso propósito vai além de unir países, buscamos reduzir desigualdades, capacitar e educar cirurgiões, além de criar uma voz única em defesa do acesso ao tratamento cirúrgico do câncer em todo o mundo", destaca o Dr. Felipe Coimbra, líder do Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto do A.C.Camargo Cancer Center.
Durante o XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, no Rio de Janeiro, foi fundada a World Society of Surgical Oncology (WSSO), organização dedicada a promover a excelência na cirurgia oncológica por meio da colaboração científica, da capacitação médica e do intercâmbio global de conhecimento. Na ocasião, o Dr. Felipe Coimbra, líder do Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto do A.C.Camargo Cancer Center, um dos fundadores desta sociedade global, foi nomeado como Primeiro Secretário-Geral da Sociedade, posição que marca o reconhecimento de sua trajetória e do protagonismo brasileiro na especialidade.
O médico foi escolhido com a missão de coordenar a integração global da sociedade, promovendo colaboração entre países e instituições. Durante o seu mandato, além de integrar a diretoria, Dr. Felipe também será responsável pela criação de programas que viabilizem a expansão do acesso a tratamentos cirúrgicos de qualidade para pacientes com câncer.
A WSSO, que conta com representantes de todos os continentes, realizou simultaneamente, seu 1º Congresso Mundial, reunindo especialistas de diversas regiões de forma híbrida (presencial e online) em torno de uma agenda colaborativa para fortalecer a prática e o ensino da cirurgia oncológica em escala global.
“A fundação dessa sociedade nasce com o poder de transformar o cenário global da cirurgia oncológica, principal ferramenta para a cura da grande maioria dos tumores no mundo. Nosso propósito vai além de unir países, buscamos reduzir desigualdades, capacitar e educar cirurgiões, além de criar uma voz única em defesa do acesso ao tratamento cirúrgico do câncer em todo o mundo. É um passo histórico para a cirurgia oncológica, construído com inclusão e com a visão de um futuro com mais equidade no tratamento do câncer”, ressalta o Dr. Felipe Coimbra.
A presença de um representante do A.C.Camargo Cancer Center na diretoria da nova sociedade reforça a tradição da instituição no âmbito da pesquisa, na formação de profissionais e no desenvolvimento da cirurgia oncológica no Brasil e na América Latina. Em 1953, a instituição foi pioneira no programa de residência médica em Cirurgia Oncológica do país, ajudando a estabelecer as bases para o avanço da especialidade.