Cinco alimentos que combatem o colesterol
Manter índices baixos de LDL é fundamental para evitar riscos de infarto e AVC
Ter uma dieta que influencie os índices de colesterol, tanto para altos e baixos, é mais simples do que pode parecer. Adequando a dieta, é possível melhorar o nível de gordura na corrente sanguínea, o que diminui significativamente os riscos de infarto e AVC. Frutas, vegetais, produtos integrais são “gorduras boas” que ajudam a manter o coração saudável.
Outros alimentos, mais do que isso, são importantes agentes que reduzem o colesterol. Eles proporcionam uma boa dose de fibra solúvel, que atua no sistema digestivo e expulsa o colesterol do corpo antes de entrar em circulação. Outros fornecem gorduras polinsaturadas, que reduzem diretamente o LDL.
Outra medida fundamental é evitar as gorduras saturadas, encontradas em carnes vermelhas, leite e outros alimentos lácteos e óleos de coco. Alternativas podem ser adotar a carne moída extra-magra; leites com baixo teor de gordura, azeite de oliva ou margarina de óleo vegetal, e evitar frituras.
As gorduras trans também são vilãs no aumento do LDL. São um subproduto da reação química que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida. As gorduras trans aumentam o nível de LDL e de gorduras saturadas. Também elevam a tendência de formação de coágulos nos vasos sanguíneos.
Veja os cinco alimentos que melhor combatem o colesterol:
1) Aveia – Uma maneira fácil de começar a diminuir o colesterol é escolher aveia ou de cereais à base de aveia, preferencialmente no café da manhã. Ela garante um ou dois gramas de fibra solúvel. Adicionar banana ou morangos pode proporcionar mais cerca de meio grama.
2) Feijão – É especialmente rico em fibra solúvel. Também leva um tempo para ser digerido pelo organismo, o que dá a sensação de satisfação de forma mais prolongada e também ajuda aquelas pessoas que querem perder peso.
3) Nozes – Amêndoas, nozes, amendoim e outros frutos secos são bons para o coração. Comendo dois gramas por dia, é possível reduzir o LDL rapidamente, na ordem de 5%. Nozes possuem nutrientes adicionais que protegem o coração.
4) Alimentos enriquecidos com esteróis e estanóis – São alimentos vegetais que são facilmente absorvidos pelo corpo. Empresas têm adicionado tais alimentos em produtos como margarina, suco de laranja e chocolate. Também estão disponíveis em suplementos alimentares. Dois gramas de esteróis e estanóis vegetais por dia pode reduzir o colesterol de LDL em cerca de 10%.
5) Peixes gordos – Comer peixe duas ou três vezes por semana pode reduzir o LDL de duas formas: pela substituição à carne vermelha, rica em gorduras saturadas; e fornecendo boas doses de Ômega-3, que reduz os triglicerídeos na corrente sanguínea e também protege o coração, ajudando a prevenir a arritmia.