Política | 24 de fevereiro de 2021

Cidades do RS iniciam ações de fiscalização para evitar atividades noturnas e aglomerações

Porto Alegre e Passo Fundo promoveram ações na terça-feira (23), enquanto Caxias do Sul tem primeira ação programada para hoje
Cidades do RS iniciam ações de fiscalização para evitar atividades noturnas e aglomerações

Mesmo com os noticiários informando a situação crítica de superlotação em hospitais e unidades de pronto atendimento, boa parte da população ainda não se deu conta da gravidade do momento atual vivido no Rio Grande do Sul. Hospitais apresentam falta de vagas em leitos de UTI e dificuldade para repor profissionais de saúde afastados. Com o decreto do governo gaúcho que suspende atividades noturnas das 20h às 5h, cidades iniciaram ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais e locais com aglomeração de pessoas.

Em Porto Alegre, a Guarda Municipal orientou 30 estabelecimentos comerciais a fecharem as portas na noite dessa terça-feira, 23, quando entrou em vigor a medida do governo do Estado queproíbe todas as atividades não essenciais das 20h até as 5h.

Bares, restaurantes, quadras esportivas e lojas de conveniência em postos de combustíveis não estavam respeitando as medidas restritivas no horário de funcionamento para combater o agravamento da pandemia.

A Guarda Municipal fez rondas, junto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar, em diversas regiões, em bairros como Cidade Baixa, Moinhos de Vento e Centro Histórico.

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, um bar foi autuado e interditado na rua da República, porque estava aberto fora do horário permitido, clientes estavam no local sem máscara de proteção e nos banheiros não havia álcool gel. Uma loja de conveniências em um posto de combustíveis na avenida Ipiranga também foi autuada por estar atendendo clientes depois das 20h.

A Guarda Municipal da capital gaúcha prosseguirá a fiscalização esta noite e apela para que os comerciantes respeitem o Decreto nº 55.769, que suspende atividades noturnas. Denúncias podem ser feitas pelo 156 ou 153.

Passo Fundo

Na noite dessa terça-feira (23), a força-tarefa, que envolve a Secretaria de Segurança Pública, a Brigada Militar, fiscais da Prefeitura de Passo Fundo e demais órgãos de segurança, atendeu cerca de 40 denúncias e percorreu diversos pontos da cidade para verificar o descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus. Com a cidade adotando protocolos de bandeira vermelha, diversos setores e atividades precisam seguir regras de funcionamento definidas pelo governo estadual e que começaram a ter validade ontem.

De acordo com o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, a maioria das ações realizadas nos estabelecimentos teve como foco a suspensão do atendimento ao público das 20h às 5h, com o objetivo de orientar o público. “Diversos estabelecimentos foram fiscalizados. Muitos não estavam cumprindo o estabelecido nos decretos do Estado. Todos foram orientados a fechar”, afirma.

Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, a fiscalização começa hoje (24). Conforme a prefeitura, as forças de segurança e fiscalização do município estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira para elaborar a estratégia de ações para verificação do cumprimento dos decretos municipal e estadual e do modelo de cogestão. De acordo com o diretor de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, os órgãos de segurança estão preparados inclusive, se necessário, para efetuarem prisões por crime contra a saúde pública.

Os jogos de futebol que ocorrem nesta semana também são uma preocupação para a fiscalização, que recomenda que a população acompanhe os jogos de casa.

“As ações já começam hoje, mas sábado e domingo teremos duas mega operações, para evitar aglomerações”, pontua Lazzarotto. As ações vão contar com pelo menos 40 pessoas, somados todos os órgãos envolvidos, entre eles a Polícia Civil e a Brigada Militar.

Com informações Prefeituras de Porto Alegre, Passo Fundo e Caxias do Sul. Edição Setor Saúde.

 



VEJA TAMBÉM