Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025
Em 2025, o investimento do Círculo Saúde em assistência à saúde por meio do SUS ultrapassou R$ 7,5 milhões, viabilizando a operação dos programas e serviços realizados com estrutura própria da instituição.
O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e contribuindo para a ampliação do acesso a serviços especializados na região.
]
O Centro reúne programas e serviços como os Ambulatórios de Especialidades, atendendo pacientes das áreas de Cardiologia, Cirurgia Vascular, Odontologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia, além do serviço de Psicoterapia. Os ambulatórios têm como objetivo qualificar os atendimentos naquelas especialidades na rede pública, reduzindo tempo de espera e promovendo a atenção ao paciente de forma sistêmica, bem como atuando em sua limitação funcional.
Há também o Centro de Autismo, inaugurado em 2022 e que assiste 92 crianças de um a oito anos, duas vezes por semana, de forma interdisciplinar, com profissionais de terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, neuropediatria e pediatria. O Centro é referência na região quanto ao seu modelo terapêutico diferenciado, com ações simultâneas junto aos pais ou responsáveis pelos pacientes.
De acordo com a Gerente do Centro de Assistência à Saúde, Ivonete Mari Polidoro Pontalti, de janeiro a novembro de 2025 foram realizadas 5.045 consultas em especialidades, 459 cirurgias e 6.868 exames de imagem, como raios-X, ecografias, tomografias, ressonâncias, densitometrias, cateterismo, cintilografia, eletrocardiogramas, colonoscopias e biópsias de mama e próstata, entre outros. Ainda, foram promovidas 14.149 sessões de atendimento em psicoterapia, fisioterapia e odontologia.
Já o Pró-Face: Serviço da Face do Círculo, inaugurado em 2002, atende, por meio de credenciamento realizado junto ao Ministério da Saúde, pacientes de 49 municípios do Rio Grande do Sul. Reconhecido nacionalmente na reabilitação dos pacientes com fissura labiopalatina, atua de forma interdisciplinar, com profissionais de diversas especialidades, como cirurgias plástica, pediátrica, otorrinolaringologia e bucomaxilofacial, pediatria, fonoaudiologia, odontologia e psicologia.
Com acompanhamento a longo prazo aos pacientes, como também serviços de média e alta complexidade, o Pró-Face realiza as cirurgias semanalmente. Até dezembro de 2025, o Pró-Face registrou 1.012 pacientes cadastrados. Nesse período, foram realizadas 2.022 sessões de atendimento multiprofissional e 78 cirurgias.
Em 2025, o investimento do Círculo Saúde em assistência à saúde por meio do SUS ultrapassou R$ 7,5 milhões, viabilizando a operação dos programas e serviços realizados com estrutura própria da instituição. Para a gerente do Centro de Assistência à Saúde, essa atuação traduz a essência da instituição ao longo de sua trajetória. “Há 91 anos, desde a sua origem, o Círculo mantém sua missão de cuidar de pessoas e de servir a comunidade. Manter programas que ampliam o acesso à saúde, com qualidade e excelência assistencial, é parte do nosso dever institucional e também uma forma de preservar um legado construído coletivamente”, afirma.
O Diretor de Negócios e Gestão da Saúde, Leno Almeida, reforça a conexão entre os clientes da instituição e a proposta de reinvestimento na comunidade. “Todos que optam por contratar algum plano ou serviço do Círculo Saúde estão contribuindo diretamente com o bem social, garantindo saúde e qualidade de vida para muito mais pessoas”, afirma.