Centro Clínico Mãe de Deus investe em melhorias e projeta crescimento de atendimentos
Em entrevista ao portal Setor Saúde, Dr. Renato Schuck Saraiva (presidente do Conselho do Centro) falou sobre a resposta rápida frente ao episódio da enchente de 2024 e anunciou novidades e metas para este ano.
O presidente do conselho do Centro Clínico Mãe de Deus, Dr. Renato Schuck Saraiva, concedeu entrevista exclusiva ao portal Setor Saúde e falou sobre o cenário desafiador vivido pelo Centro durante as enchentes que completam um ano nesta semana. Saraiva também detalhou as novidades planejadas para este ano.
A maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul atingiu a estrutura localizada junto ao Hospital Mãe de Deus poucos dias após a finalização de uma reforma importante. “O Centro Clínico Mãe de Deus esteve no epicentro geográfico da enchente que atingiu Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul em 2024. Apenas uma semana antes da tragédia, havíamos concluído uma reforma arquitetônica no andar térreo do prédio — justamente a área mais afetada pela inundação, junto com o subsolo.” Segundo Saraiva, as dificuldades, porém, reforçaram o poder de resiliência das equipes e lideranças. “Em menos de 20 dias após o fim da enchente, conseguimos restabelecer praticamente todos os serviços assistenciais, demonstrando a força de um trabalho coletivo e coordenado”, completou.
Ainda em 2024 foi ampliado a oferta de serviços e foram realizados investimentos em novos produtos diagnósticos, com aportes superiores a R$ 3 milhões. “Entre as novidades, está a inauguração de uma farmácia — uma antiga demanda dos nossos pacientes —, agora atendida em parceria com a rede São João, com quem também desenvolveremos novos projetos conjuntos. Além disso, ampliamos os espaços de convivência para os usuários e seus acompanhantes, promovendo mais conforto e bem-estar.”
Saraiva afirmou que o centro ambulatorial do Hospital Mãe de Deus – composto por clínicas e consultórios médicos – seguirá o ritmo de investimentos e melhorias iniciado em 2024. Neste ano o foco é investir em qualidade e na experiência do paciente, assim com em uma nova área diagnóstica. A meta, segundo o executivo, é alcançar 400 mil atendimentos. Confira a entrevista completa.
Enchente e agilidade no tempo de resposta
“O Centro Clínico Mãe de Deus esteve no epicentro geográfico da enchente que atingiu Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul em 2024. Apenas uma semana antes da tragédia, havíamos concluído uma reforma arquitetônica no andar térreo do prédio — justamente a área mais afetada pela inundação, junto com o subsolo “, lembrou Saraiva.
“Diante desse cenário desafiador, nossas lideranças mobilizaram-se de forma rápida e estratégica, conduzindo ações intensas de higienização, restauração dos serviços de energia, água, telefonia e internet, recuperação dos sistemas de transporte vertical e a completa revitalização das áreas danificadas. Em menos de 20 dias após o fim da enchente, conseguimos restabelecer praticamente todos os serviços assistenciais, demonstrando a força de um trabalho coletivo e coordenado. A dedicação de inúmeros colaboradores, atuando simultaneamente em diversas frentes, foi essencial para que essa retomada ocorresse em um tempo menor do que o inicialmente previsto”, acrescentou o presidente do conselho do Centro Clínico Mãe de Deus.
“Da tragédia nasceu um novo desafio: encerrar o ano de 2024 ainda mais fortes e preparados do que antes. Com esse propósito, revisamos o modelo de funcionamento do Centro Clínico, ampliando a oferta de serviços e investindo em novos produtos diagnósticos, com aportes superiores a R$ 3 milhões. Entre as novidades, está a inauguração de uma farmácia — uma antiga demanda dos nossos pacientes —, agora atendida em parceria com a rede São João, com quem também desenvolveremos novos projetos conjuntos. Além disso, ampliamos os espaços de convivência para os usuários e seus acompanhantes, promovendo mais conforto e bem-estar.”
“Tudo isso reforça o Centro Clínico Mãe de Deus como centro ambulatorial do Hospital Mãe de Deus, colocando-o junto na posição de oitavo melhor hospital do país, com a excelência no cuidado, a inovação nos serviços e, acima de tudo, a satisfação dos nossos pacientes.”
Projetos e novidades para 2025: área diagnóstica, melhorias no acesso aos consultórios e demais serviços, além da busca por soluções inovadoras e parcerias comerciais estratégicas
“Em 2025, seguiremos atentos às dinâmicas de um mercado da saúde cada vez mais competitivo e exigente. Nossa prioridade absoluta continua sendo a experiência do paciente — aquele que nos procura em momentos de fragilidade e encontra aqui acolhimento, cuidado e as respostas que busca”, anunciou Saraiva.
“O foco no paciente, a busca por resultados, o uso consciente dos recursos, a autossustentabilidade e a valorização do ser humano são os pilares que sustentam a credibilidade e a trajetória bem-sucedida do Centro Clínico Mãe de Deus.”
“Estabelecemos uma meta ousada para este ano: alcançar 400 mil atendimentos. Esse número expressivo reforça a relevância do nosso papel para a comunidade, especialmente por atendermos, com excelência, casos complexos em diversas áreas da medicina — como oncologia, cardiologia, doenças vasculares, traumato-ortopedia, saúde do homem e da mulher, especialidades cirúrgicas e iniciativas de educação e prevenção em saúde.”
“Ao longo do ano, continuaremos investindo em qualidade. Está em nosso planejamento a implantação de uma nova área diagnóstica, melhorias no acesso aos consultórios e demais serviços, além da busca por soluções inovadoras e parcerias comerciais estratégicas”, detalhou o executivo.
“Temos a convicção de que o Centro Clínico Mãe de Deus está no caminho certo. Contamos com um corpo clínico de 240 médicos altamente qualificados, comprometidos com uma medicina ética, de excelência e alinhada aos valores cristãos que orientam nossa missão”, finalizou o presidente do conselho do Centro Clínico Mãe de Deus.
Perfil da Organização
Com quase 30 anos de trajetória, o Centro Clínico Mãe de Deus prima pela excelência do cuidado em todas as suas dimensões e conta com mais de 240 médicos altamente qualificados, de todas as especialidades. Sua estrutura está pensada para tornar a experiência do paciente mais ágil e otimizada, oferecendo, para isso, serviços como central de marcação de consultas, agendamento online, farmácia, cafeteria e a integração com o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. O Centro está localizado na Rua Costa, 30 – Bairro Menino Deus.
Especialidades médicas oferecidas
Acupuntura, anestesiologia, cardiologia, cardiologia intervencionista, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia cardiovascular, cirurgia endócrina, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, cirurgia da mão, cirurgia oncológica de pele, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, endoscopia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, ginecologia obstetrícia, homeopatia, infectologia, mastologia, medicina do esporte, metabologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, oncohematologia, oncologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria/neonatologia, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia, urologia.