Central de Triagem Covid-19 do Grupo Hospitalar Conceição é desativada em função da baixa procura
Funcionários recebem homenagem no encerramento da Central de Triagem Covid-19Em ato marcado por emoção, foi desativada na noite de quarta-feira, 30 de setembro, a Central de Triagem Covid-19 do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre (RS). Em funcionamento desde 23 de março em área da Escola GHC, a central atendeu mais de 11 mil pessoas (no total foram 11.528), sendo que destas cerca de 250 foram encaminhadas para internação. O fechamento se deu em razão da baixa procura por atendimento que vinha sendo registrada nos últimos dias.
A Central de Triagem Covid-19, que chegou a atender 170 pessoas por dia, vinha recebendo 15% deste quantitativo. A decisão de desativar foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde. A recomendação é que pessoas com sintomas respiratórios procurem as unidades de saúde e a UPA Moacyr Scliar (R. Jerônymo Zelmanovitz, 01 – São Sebastião, Porto Alegre).
Cerimônia
No encerramento, os funcionários da central receberam mimos, aplausos e manifestações de reconhecimento pelo trabalho realizado. Presentes no ato, o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, o diretor administrativo e financeiro, Moises Prevedello, e o gerente da área, Alexandre Bessil, expressaram seus agradecimentos, destacando a importância dos profissionais de saúde.
Conforme o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a central de triagem foi um espaço muito importante para o enfrentamento da pandemia na instituição e para a população de Porto Alegre e Região Metropolitana, que cumpriu a sua função. “Agora devemos pensar na retomada das atividades do nosso Grupo”, disse o dirigente.
Segundo o GHC, às 20h foi retirada a faixa de identificação da central e fechado o portão, momento em que os profissionais repetiram o gesto que vem sendo realizado mundo a fora de acenar com a luz dos celulares, como forma de despedida, com a certeza do dever cumprido e a esperança, senão do fim, do controle da pandemia”, diz em nota a instituição hospitalar.
Situação em Porto Alegre
Porto Alegre vem registrando uma estabilização no número de casos e internações em UTI´s nos últimos dias. Assim como o GHC, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vem retomando os serviços para pacientes não Covid.
Com 811 leitos de UTI disponíveis, a Capital gaúcha registra no dia 01/10 uma ocupação de 85,33%, com 269 confirmados e 30 suspeitos. Cabe ressaltar que alguns leitos de UTI vêm sendo desativados gradualmente em virtude da estabilização da demanda, o que invariavelmente aumenta a porcentagem de ocupação.
O Hospital Conceição apresenta 26 pacientes internados em unidades de terapia intensiva (dados de 01/10, às 16h20). Confira a ocupação dos demais hospitais aqui.