Gestão e Qualidade | 10 de maio de 2025

Casa de Saúde Menino Jesus de Praga reúne especialistas e provoca reflexões sobre ambientes que cuidam e reabilitam

Com palestra de Lorí Crízel, edição da Casa Talks de maio reforçou o papel transformador da neuroarquitetura em instituições de saúde e marca presença nacional com público de 130 pessoas.
Casa de Saúde Menino Jesus de Praga reúne especialistas e provoca reflexões sobre ambientes que cuidam e reabilitam

Na noite de 7 de maio, o Salão Experience da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, em Porto Alegre, foi palco de mais uma edição do Casa Talks, iniciativa promovida pela instituição e que se consolida como espaço de aprendizado, conexão e troca de experiências sobre assuntos contemporâneos. Com o tema “Neuroarquitetura na área da saúde”, o encontro reuniu 130 participantes e trouxe à cena discussões importantes sobre como o ambiente físico pode impactar positivamente o comportamento humano, o bem-estar e até os processos de reabilitação.


IMG_6214


A palestra central foi conduzida por Lorí Crízel, referência internacional no campo da neuroarquitetura e presidente da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture) no Brasil. Em sua fala, Crizel compartilhou experiências e aprofundou conceitos sobre como o design dos espaços pode ser estruturado a partir da neurociência, beneficiando especialmente pessoas com neurodiversidade.


banner setor saúde (1)


“Muitas pessoas não sabem que são autistas, pois o autista em nível 1, é altamente funcional”, explicou, ressaltando o quanto elementos como cor, textura e iluminação são capazes de afetar o comportamento e o acolhimento nos ambientes de cuidado. Ele também destacou o uso de biossensores, como o eletroencefalograma, como ferramentas acessíveis para avaliar reações cerebrais diante de determinados estímulos espaciais.

Durante a abertura, o diretor executivo da Casa, Arno Duarte, destacou a importância de promover a troca entre áreas distintas. “Estamos propondo, ao longo de 2025, abrir as portas da instituição para diferentes tipos de profissionais”, afirmou.

Ele mencionou ainda o processo de revitalização da estrutura física da Casa, baseado em conceitos de arquitetura hospitalar e, mais recentemente, de neuroarquitetura. “Essa abordagem dialoga diretamente com as necessidades dos nossos acolhidos, muitos deles com lesões neurológicas ou dentro do espectro autista. Às vezes, uma simples mudança de cor, luz ou textura pode fazer toda a diferença”, completou.

A edição de maio do Casa Talks foi realizada em parceria com a ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, representada por seu diretor, Gustavo Seferin, que comentou a relevância do tema abordado. “O tema desperta muita curiosidade. A gente lê, escuta uma coisa aqui e ali, mas poucas pessoas realmente puderam se aprofundar na neuroarquitetura, que é um campo muito interessante e bastante abrangente.”

A Apen Portas e Mobiliário, também parceira do evento, foi representada pelo diretor Vinicius Bertotto, que destacou o envolvimento emocional e o propósito social da colaboração. “O retorno que buscamos aqui é o reconhecimento. Nós, da Apen, entendemos que estamos no ambiente certo, com as pessoas certas. Faz todo sentido, porque é verdadeiro. São crianças, tem propósito.”

Com um olhar atento às necessidades do presente e comprometida com a construção de um futuro mais acolhedor, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga segue ampliando o diálogo sobre inovação, cuidado e humanização por meio de iniciativas como o Casa Talks, um espaço onde a escuta e a troca ganham forma e propósito.

Casa de Saúde Menino Jesus de Praga

Fundada há 41 anos, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga é uma instituição filantrópica que oferece acolhimento de longa permanência em saúde, com habilitação e reabilitação multidisciplinar para pessoas com lesões neurológicas e motoras de alta e média complexidade. Localizada em uma área de 4,7 mil m², a Casa funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e conta com uma equipe de 150 profissionais.

Reconhecida como modelo de atendimento multidisciplinar, a instituição oferece serviços que vão desde enfermagem 24h, fisioterapia e fonoaudiologia, até tratamentos especializados como hidroterapia e odontologia. Atualmente, abriga 58 acolhidos, mas possui capacidade física para atender até 100 pessoas.

VEJA TAMBÉM