Casa de Saúde Menino Jesus de Praga apresenta o seu Relatório Social 2024
Destacando inovação, protagonismo e resposta a emergências, documento marca os 40 anos da instituição e reúne ações de impacto social, avanços tecnológicos e a atuação durante a maior enchente da história do RS.
A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga apresenta seu Relatório Social 2024, consolidando os principais marcos, indicadores e transformações vivenciadas ao longo de um ano histórico. Em seu 40º aniversário, a instituição filantrópica reafirma sua vocação para o cuidado especializado de longa permanência a pessoas com deficiências neurológicas e motoras de média e alta complexidade em saúde e sua capacidade de resposta rápida diante de emergências de grande escala.
Entre os destaques do relatório, está a atuação emergencial durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Em apenas sete horas, a Casa duplicou sua capacidade de atendimento, acolhendo 26 pacientes transferidos de outra instituição, com suporte ventilatório e quadro clínico de alta complexidade.
O documento também destaca a modernização da infraestrutura assistencial e tecnológica com a implantação de uma central de monitoramento remoto de sinais vitais, a aquisição de 22 monitores de última geração e a adesão a sistemas baseados em inteligência artificial. A entrada no ecossistema BioHub do Tecnopuc reforçou o compromisso com a inovação e colocou a Casa em rede com centros de referência em tecnologia e saúde.
Outro ponto de destaque foi o reposicionamento estratégico da marca, agora Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, refletindo o foco ampliado no cuidado em saúde e não apenas no acolhimento. A mudança institucional foi acompanhada por uma nova identidade visual, premiada no Top de Marketing ADVB/RS e por ações como o documentário “O Cuidado pra Toda Vida”, que eterniza histórias reais de transformação por meio do cuidado humanizado.
“2024 foi um ano de virada. Celebramos quatro décadas de história reafirmando o nosso propósito com ações concretas e com impacto direto na vida das pessoas. Este relatório expressa o quanto estamos preparados para os próximos desafios, mantendo o cuidado como nosso maior compromisso”, afirma Arno Duarte, diretor executivo da Casa.
O lançamento do relatório foi realizado em uma cerimônia simbólica e restrita, com a presença de associados, colaboradores, conselheiros e da secretária adjunta da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Costa, que representou a gestão estadual no evento.
Em uma fala emocionada, Ana compartilhou lembranças pessoais e reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Casa. “É uma honra estar aqui. Muitas coisas vieram à minha memória de quando eu era estagiária. Sou formada em Fonoaudiologia e fui voluntária, em 1984, na Febem 0 a 7 anos, em São Paulo. Naquele contexto, vi de perto todas as dificuldades que aquelas crianças enfrentavam e aquilo mudou minha vida, como pessoa e como profissional. Aprendi que temos a obrigação de fazer com que as pessoas se sintam mais amadas e felizes. Hoje, na gestão da Secretaria de Saúde do Estado, valorizamos muito o trabalho que é feito aqui. Este relatório é uma verdadeira prestação de contas feita com amor, com carinho e com humanidade. Que esses jovens e crianças que vocês cuidam sigam tendo sempre vocês, e sempre tenham também a nós.”
Com uma estrutura de 4.700 m², capacidade para 100 leitos e mais de 150 colaboradores, a Casa também traz no relatório sua atuação em rede com o poder público, doadores, voluntários e instituições parceiras. A publicação contempla ainda práticas de transparência, indicadores assistenciais, políticas de recursos humanos, ações sustentáveis e projetos sociais.
Sobre a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Fundada em 1984, é uma instituição filantrópica referência nacional em desospitalização e cuidado prolongado de pessoas com deficiências neurológicas e motoras. Acolhe 56 crianças, adolescentes e adultos de mais de 15 cidades do Rio Grande do Sul com cuidados 24 horas por dia, equipe multidisciplinar, infraestrutura de alta complexidade e foco na reabilitação, inclusão e humanização da assistência.