Cardio-Oncologia: palestra destaca relação entre câncer e doenças cardíacas
Voltado para médicos interessados em cuidados ao paciente com câncer, o evento acontece no dia 15 de abril, no auditório do Hospital BadimA relação entre doenças cardiovasculares e os efeitos colaterais de medicamentos utilizados no tratamento oncológico será o mote da palestra “Abordagem cardiológica em paciente com câncer”, que vai acontecer em 15 de abril (sábado), no auditório do Hospital Badim, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O pesquisador do Instituto do Câncer (Inca), o médico cardio-oncologista Marcos Renni vai abordar os avanços da cardio-oncologia, um setor em plena expansão e fundamental na prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes que estão passando por procedimentos quimioterápicos.
Segundo o especialista, o uso de determinados medicamentos durante a quimioterapia pode levar à insuficiência cardíaca. É o caso das antraciclinas, que agem danificando as enzimas que facilitam a replicação do DNA nas células tumorais. O efeito da droga pode permanecer por um longo tempo no organismo, mesmo após o término do tratamento.
PUBLICIDADE
Aula teórica, discussões e tour
O evento gratuito, que é voltado para cardiologistas, oncologistas, geriatras e clínicos, será dividido em três momentos: aula teórica, discussões e ainda um tour pelas instalações do Hospital Badim, incluindo visitas ao Centro Cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva e ao setor de Hemodinâmica.
Os participantes irão receber certificado ao final da jornada de ensino.
PUBLICIDADE
Serviço
Palestra: Abordagem cardiológica em pacientes com câncer.
Palestrante: Médico cardio-oncologista Marcos Renni.
Data: 15 de abril de 2023 (Sábado).
Horário: a partir das 11 horas.
Local: Auditório do Hospital Badim. Rua São Francisco Xavier, 390, no Maracanã.
Evento gratuito. Informações e inscrição através do e-mail: antoninogedi@gmail.com