Gestão e Qualidade | 1 de outubro de 2025

Campanha “A Vida Pede Rosa” incentiva prevenção do câncer de mama

“Hoje, imagens de rotina das mamas são recomendadas para mulheres a partir dos 40 anos" explica o oncologista Antonio Dal Pizzol Jr., diretor adjunto do Hospital Santa Rita.
Campanha A Vida Pede Rosa incentiva prevenção do câncer de mama

Referência em cuidado oncológico, a Santa Casa de Porto Alegre lança, nesta quarta-feira (1º/10), a nova campanha de conscientização sobre o câncer de mama da instituição. Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença, o tema “A Vida Pede Rosa” abordará a prevenção do câncer a partir da ótica de mulheres que colocam a saúde como prioridade, tendo a prevenção como primeiro passo para uma vida mais saudável.

“Hoje, imagens de rotina das mamas são recomendadas para mulheres a partir dos 40 anos. Existem medidas positivas, que vão desde atividade física e hábitos alimentares, mas que precisam ser acompanhadas também de uma rotina de prevenção, com exames e consultas médicas regulares”, explica o oncologista Antonio Dal Pizzol Jr., diretor adjunto do Hospital Santa Rita.


VENDAS ABERTAS 600x313


O Instituto Nacional de Câncer estima que, em 2025, mais de 73 mil mulheres receberão o diagnóstico de câncer de mama. Foi o caso da artista plástica e designer Sissa Sapper, 68 anos, que descobriu um câncer de mama em março, após uma suspeita identificada em exames de rotina. “A gente nunca está preparada para receber o diagnóstico. No primeiro momento, senti muito medo, mas depois pensei que a vida não pode parar e que cada instante é um presente”, relatou.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


Paciente do Hospital Nora Teixeira, no complexo da Santa Casa, Sissa está em fase de radioterapia. “O acolhimento, o cuidado e o afeto da equipe foram fundamentais e fizeram a diferença. No dia da cirurgia, entrei confiante e saí confiante”, lembrou.

“Os avanços na medicina impactam tanto a prevenção quanto o tratamento. Testemunhamos diariamente como esse cenário impacta positivamente as pacientes diagnosticadas com a doença no Hospital Santa Rita e no Centro de Oncologia do Hospital Nora Teixeira. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de sucesso na recuperação”, reforça Dal Pizzol.


banner-iahcs-ss


Para chamar a atenção para a causa, durante o mês de outubro, quem passar pela Avenida Independência verá o pórtico do Complexo Hospitalar da Santa Casa em uma iluminação especial, nos tons da campanha. Nas redes sociais, seguidores poderão tirar dúvidas por meio das redes sociais da instituição. Espetáculos artísticos e bate-papos com pacientes também fazem parte da programação.

Encerrando o mês, no dia 28, o tradicional Desfile das Poderosas reunirá pacientes dos hospitais Santa Rita e Nora Teixeira. Na passarela, histórias de que está curada ou em remissão de câncer de mama, para uma celebração da força e resiliência durante a jornada de tratamento e recuperação.

VEJA TAMBÉM