Cade restringe aquisição de Hospitais pela Rede D’Or
Órgão vê alta concentração do atendimento hospitalar em BrasíliaPor entender que os dois hospitais rivais de Brasília – Santa Lúcia e Santa Luzia – não podem ficar sob o controle de um mesmo grupo, o Conselho Adinistrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou a parceria entre Rede D’Or e Medgrupo.
A Rede D’Or pretendia incorporar o Hospital Santa Lúcia, o que resultaria em um controle de mais da metade do atendimento médico-hospitalar do Plano Piloto, região central de Brasília – 50% a 60%, dependendo do indicador analisado, como número de leitos, faturamento, especialidade médica ofertada, entre outros.
Na última semana o Cade julgou o caso e condicionou a operação à alienação de um dos conjuntos de ativos. A Rede D’Or deve vender o Hospital do Coração, mais o Santa Lúcia ou o Santa Luzia.
No Distrito Federal, o Medgrupo, com controle da rede D’Or, tem os hospitais Santa Helena, Prontonorte, Renascer, Maria Auxiliadora e Santa Lúcia, o Centro Radiológico do Gama e o Centro Radiológico de Brasília. Por sua vez, a Rede D’Or é dona do Hospital Santa Luzia e do Hospital do Coração.