Gestão e Qualidade | 16 de maio de 2022

Brincadeiras, cores, tomógrafo de brinquedo e abordagem carinhosa fazem cair 56% o índice de sedação para exames de imagem no hospital Delphina Aziz 

Mais relaxadas, crianças perdem o medo de fazer exames como ressonâncias e tomografias 
Brincadeiras, cores, tomógrafo de brinquedo e abordagem carinhosa fazem cair 56% o índice de sedação para exames de imagem no hospital

Pensando na importância dos cuidados voltados ao bem-estar dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Delphina Aziz oferece um ambiente descontraído e humanizado para as crianças que necessitam realizar exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Com a implantação desta iniciativa pela OZN, concessionária de serviços não clínicos da unidade hospitalar, o índice de sedação para os exames diminuiu 56% entre janeiro e março deste ano. Crianças mais relaxadas, sem medo, necessitam de menos sedativos.

Os detalhes fazem toda a diferença: na sala preparatória, roupas de cama e vestimentas dos profissionais de saúde com temáticas infantis, ambiente lúdico, entrega de desenhos para colorir, exibição de desenhos animados, além do tratamento carinhoso por parte da equipe para que os pequenos fiquem tranquilos. No espaço reservado para exames, painéis iluminados no teto com tratamento estético de imagens de copas de árvores, simulando um ambiente calmo a céu aberto, com técnicas de cromoterapia, que aliviam a tensão e proporcionam mais conforto e tranquilidade.

Para habituar o público infantil ao exame, as crianças observam e brincam com a “tomozinha”, uma réplica em tamanho menor de um tomógrafo. De acordo com o diretor regional da Opy Health, Thiago Python, o projeto foi idealizado para reduzir o medo do desconhecido e fazer que os pequenos entendam o mecanismo. “Queremos tranquilizá-los, com preparação e conversa, mostrando o que irá acontecer durante o procedimento. Também incentivamos as crianças com um certificado de coragem entregue após a realização do exame. Nosso objetivo principal é oferecer confiança e uma sensação de bem-estar aos pacientes”, finaliza.

 



VEJA TAMBÉM