Brasil representa apenas 0,5% do mercado de saúde mundial
País é um dos maiores importadores de produtos de saúdeO Brasil está entre os países que mais importam produtos de saúde no mundo, estando na lista dos nove maiores importadores mundiais. A informação é das Organizações Mundiais de Saúde (OMS) e do Comércio (OMC) que em levantamento ainda apontaram que o país está entre os que pagam taxas mais altas de importação, superiores as das nações desenvolvidas. Na pesquisa sobre o cenário mundial, OMS e OMC também revelaram que o Brasil é o 14º exportador do mundo, ficando com apenas 0,5% do mercado mundial de saúde.
As altas tarifas, somadas ao grande nível de importação de itens de saúde, que representa 7% de tudo que entra no país, e a baixa exportação provocaram um deficit de US$ 4 bilhões na balança comercial. Resultado só superado por outros cinco países, entre eles Japão e Estados Unidos. Outra revelação trazida pelas organizações é que os países ricos controlam 80% do mercado mundial, sendo 60% dos Estados Unidos e Europa.
Para reduzir estas desvantagens, o Ministério da Saúde afirma investir no fortalecimento do parque industrial. Em comunicado, o ministério anunciou ter realizado acordos para a produção de 47 medicamentos, entre eles três antirretrovirais, três antiasmáticos e um antineoplásico. A produção em território nacional deve trazer uma economia de R$ 2,5 bilhões.