Política | 25 de outubro de 2013

BNDES financiará operadoras de plano de saúde

Fehosul entende que a linha de crédito deve ser disponibilizada também para os hospitais independentes
BNDES financiará operadoras plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelou que o Governo Federal analisa a possibilidade de criar uma linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar operadoras de planos de saúde. As empresas fizeram a solicitação, afirmando que não conseguem fazer o investimento necessário para ampliar suas redes hospitalares.

A Agência também trabalha em uma resolução que permita às operadoras oferecer uma parte de sua reserva técnica (espécie de seguro) ao BNDES. Segundo o presidente da ANS, André Longo, o uso parcial da reserva técnica mantida junto a ANS como garantia não deve gerar insegurança para o setor. “O recurso será usado para criar um ativo imobiliário, proporciona sinergia e, ao mesmo tempo, ampliação da assistência”, comentou.

O governo argumenta que o crédito se justificaria pelo aumento no número de usuários dos planos de saúde (cerca de 49 milhões de brasileiros), em especial os coletivos que acompanha o índice de geração de empregos formais no País.

O presidente da Fehosul, médico Cláudio Allgayer, analisa que a medida é salutar para ampliar os leitos hospitalares do País, que vem decrescendo nos últimos 30 anos, mas argumenta que ” a carência maior, que precisa ser atacada de imediato, é a ausência de uma política oficial governamental de incentivo, com crédito facilitado e juros subsidiados também para as estruturas hospitalares tradicionais, independentes, que permita a ampliação do parque instalado e a incorporação de tecnologia de ponta”, sublinhou Allgayer.

VEJA TAMBÉM