Bisturi elétrico é capaz de diferenciar tecidos com tumor
Pesquisadores britânicos apresentaram o iKnifeAs cirurgias para retirada de tumores deram um importante passo evolutivo na última quarta-feira, 17. Pesquisadores do London Imperial College apresentaram o iKnife, um bisturi capaz de diferenciar tecidos sadios e cancerosos. O trabalho foi publicado na Science Translational Medicine.
No estudo realizado no Reino Unido, 91 pacientes foram operados e o bisturi acertou a identificação dos tecidos com câncer em 100% dos casos. O iKnife leva cerca de três segundos para detectar uma célula com tumor, muito mais rápido do que o atual procedimento equivalente, que envia amostras do tecido para exame de laboratório enquanto o paciente fica sedado. Todo o processo dura em média 30 minutos.
O iKnife une as tecnologias de um bisturi elétrico e de um espectômetro de massa, que faz a avaliação química através da fumaça produzida durante o corte pela corrente elétrica. Assim, as cirurgias de retirada de tumor ganham precisão e evitam operações adicionais.