Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 20 de junho de 2025

BioHub lança programa inédito de Provas de Conceito para soluções hospitalares

O objetivo da iniciativa é aproximar startups de base tecnológica dos hospitais parceiros do Hub, criando oportunidades concretas de validação e aplicação de soluções inovadoras na prática hospitalar: serão selecionadas até 10 startups para participar do programa.
BioHub lança programa inédito de Provas de Conceito para soluções hospitalares

O BioHub, vertical de ciências da saúde e da vida do Tecnopuc, está lançando seu 1º Programa de Provas de Conceito Hospitalar, com início previsto para agosto de 2025. O objetivo da iniciativa é aproximar startups de base tecnológica dos hospitais parceiros do Hub, criando oportunidades concretas de validação e aplicação de soluções inovadoras na prática hospitalar. Fazem parte do programa instituições como Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina e a Casa  de Saúde Menino Jesus de Praga.


IMG_6214


“Esperamos com isso agregar valor aos membros e promover negócios para as startups, atraindo soluções inovadoras para os desafios dos hospitais. Além disso, almejamos conhecer mais startups de fora da nossa comunidade que eventualmente percebam valor em se tornar membros do Tecnopuc”, afirmou Rafael Baptista, coordenador do BioHub.

O programa tem como foco startups que tenham soluções prontas para uso. Elas devem ser capazes de responder a desafios temáticos específicos apresentados pelos hospitais, como: análise de dados hospitalares com IA, registro de prontuário por voz, otimização de processos de alta, entre outros. “Estamos em busca de soluções plug and play para fomentar negócios com os hospitais. Portanto, a ideia não é tanto startups em fase inicial de operação mas sim startups já em fase de tração ou escala, que busquem realizar uma prova de conceito com vistas a fechar negócio”, citou Baptista.


banner setor saúde (1)


Como participar

As inscrições para o programa acontecerão ente os dias 1º e 30 de julho de 2025 através do link. No dia 1º também será divulgado o regulamento do programa. O processo de seleção ocorrerá em duas etapas: análise das inscrições e de um vídeo pitch, que os participantes deverão enviar no ato da inscrição, seguida por uma banca online. Serão selecionadas até 10 startups para participar do programa.


banner-ss-25-julho-comercial


O ciclo de Provas de Conceito envolve etapas como diagnóstico da maturidade da solução, testes práticos em ambiente hospitalar e avaliação de resultados. Ao final, haverá um Pitch Day, previsto para acontecer em 30 de outubro, durante o Tecnopuc Experience.

Cronograma

Início das inscrições: 01/07/2025


Encerramento das inscrições: 30/07/2025


Seleção das startups: De 01/08/2025 até 14/08/2025


Divulgação das Startups Selecionas: 15/08/2025


Programa de Provas de Conceito: A partir do dia 22/08/2025

Além da possibilidade de validar suas soluções, as startups selecionadas contarão com benefícios como mentorias, networking com investidores, participação em eventos estratégicos e possibilidade de fechar contratos com os hospitais parceiros.

 

VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência