Assistência odontológica em hospitais é garantida por projeto de lei
Conheça alguns dos benefícios da Odontologia Hospitalar
O projeto de lei que garante assistência odontológica para pessoas internadas em hospitais ou em regime de atendimento e de internação domiciliar, aprovado recentemente pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), vai além dos cuidados bucais.
Aprovado no início de outubro, o projeto obriga as instituições de médio e grande porte a manter profissionais de Odontologia para a prestação de cuidados de saúde.
Pacientes internados em UTIs passam demasiado tempo incapacitados para realizar a higiene bucal adequada e muitas vezes precisam de um acompanhamento especifico. Caso contrário, aumenta a chance de infecções da cavidade oral e do trato respiratório, inclusive pneumonia. Conheça alguns objetivos da atuação do dentista no atendimento a pacientes em hospitais.
Benefícios da Odontologia Hospitalar:
– Redução da incidência de pneumonia, do uso de antibióticos; da incidência de infecções bucais causadas por fungos, vírus e bactérias, do tempo de internação e dos custos hospitalares
– Controla e previne focos infecciosos com manifestação e origem na cavidade oral (importante para todos, principalmente para pacientes cardiopatas, oncológicos, renais, hematológicos, diabéticos e candidatos a transplante)
– Diagnóstico, tratamento e prevenção de mucosites
– Remoção de aparelhos protéticos e ortodônticos que aumentam o risco de infecção e traumas bucais
– Detecção de casos de câncer bucal
– Prevenção e controle de dores orofaciais e excerese de glândula salivar
– Prevenção e tratamento de sintomas associados à boca seca e mau hálito
– Detecção e prevenção das manifestações bucais das doenças sistêmicas em geral e auxilio na nutrição e fonética do paciente, bem como importante fator nos cuidados paliativos e melhor qualidade de vida do paciente