Gestão e Qualidade | 26 de setembro de 2024

Assistência farmacêutica, segurança do paciente e acreditação ONA

Em artigo, Maria Cristina Martins Moraes (IAHCS Acreditação) avalia o papel do farmacêutico nos processos de acreditação e analisa o emprego da Inteligência Artificial na avaliação de prescrições, controle de estoque e rastreabilidade de medicamentos.
Assistência farmacêutica, segurança do paciente e acreditação ONA

A assistência farmacêutica sem dúvida nenhuma é uma área que tem se destacado no contexto da qualidade e segurança do paciente nas organizações de saúde e por consequência, valorizada no processo de Acreditação ONA.

Fazem parte do ciclo da assistência farmacêutica as etapas de seleção, programação, aquisição, recebimento, fracionamento, armazenamento, distribuição, avaliação de prescrições médicas, dispensação e monitoramento do uso de medicamentos.

O profissional farmacêutico tem papel crucial na segurança da dispensação e administração de medicamentos, prestando orientações à equipe assistencial e educando o paciente.

O emprego da Inteligência Artificial (IA) na avaliação de prescrições, controle de estoque e rastreabilidade de medicamentos surge como oportunidade para agilidade dos processos, minimização de riscos relacionados ao ciclo de medicamentos, diminuição de desperdícios e aumento da segurança do paciente.

Tratar a IA como um custo na assistência farmacêutica é uma visão limitada. Quando bem planejada e implementada, o valor que a IA pode gerar supera os investimentos iniciais em tecnologia e treinamento, liberando o farmacêutico para se concentrar em atividades mais estratégicas, proporcionando eficiência operacional e crescimento sustentável.


Maria Cristina Martins Moraes é farmacêutica, consultora em saúde e Avaliadora do IAHCS Acreditação.


 

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