Artroplastia do tornozelo: cirurgia traz benefícios para pacientes com artrose grave
Esta foi a primeira artroplastia do tornozelo realizada na Instituição e a segunda em Porto AlegrePara garantir a mobilidade e amenizar a dor de uma paciente que há anos sofria com o desgaste da cartilagem articular do tornozelo direito, foi feita uma cirurgia de artroplastia no Hospital Ernesto Dornelles (HED). O procedimento, que consiste na substituição da articulação do tornozelo por uma prótese, foi realizado no Centro Cirúrgico do Ernesto Dornelles, no final de dezembro, por uma equipe de quatro médicos traumatologistas, coordenados pelo Dr. João Mendonça de Lima Heck, especialista em cirurgia do pé e tornozelo. Esta foi a primeira artroplastia do tornozelo realizada na Instituição e a segunda em Porto Alegre.
Dr. Heck explica que a paciente possuía artrose pós-traumática. “Essa doença causa dor e rigidez da articulação do tornozelo, além de dificuldades para caminhar. Com a cirurgia, fizemos a substituição da articulação por uma prótese, o que resolve a questão da dor e melhora a mobilidade, possibilitando maior autonomia e melhor qualidade de vida para a paciente”.
PUBLICIDADE
Prótese do tornozelo: para quem é indicado?
A artroplastia do tornozelo é uma técnica recente que permite a substituição da articulação doente por uma prótese metálica instalada entre os ossos, tíbia e talus. Ela é indicada para pacientes que sofreram traumas graves no tornozelo e apresentam dor e dificuldade de mobilidade que prejudicam a realização de atividades diárias. A cirurgia é indicada pelos médicos traumatologista ou ortopedista após avaliação e exames.