Artigo sobre a cultura da segurança do paciente no HED é destaque em revista internacional
“Construir um ambiente justo, de aprendizado e com transparência são os três pilares que norteiam a Política de Segurança do Paciente no HED” diz coordenadora Cassiana Prates
A coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos (SEGER) do Hospital Ernesto Dornelles (HED) de Porto Alegre (RS), a Doutora em Enfermagem Cassiana Prates, publicou um artigo sobre a cultura da segurança do paciente no HED no International Journal of Health Care Quality Assurance, uma revista científica internacional que promove a qualidade na assistência à saúde. O trabalho intitulado Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente em um Hospital Geral Privado: um Estudo de Caso no Brasil foi baseado na sua tese de doutorado e analisa a percepção dos profissionais assistenciais e administrativos sobre a cultura da segurança do paciente.
“Construir um ambiente justo, de aprendizado e com transparência são os três pilares que norteiam a Política de Segurança do Paciente no HED e que direcionam os colaboradores a prestarem uma assistência de qualidade e livre de danos desnecessários”, explica a enfermeira que estuda sobre o tema desde 2009, quando foi criado o SEGER do HED. “Naquele período, a cultura da segurança do paciente ainda era pouco difundida nas instituições hospitalares. Por isso, realizamos diversos treinamentos, palestras e encontros com os colaboradores para disseminar as melhores práticas de qualidade e cuidado na assistência”.
Foi realizado um estudo de caso descritivo-analítico no HED, com o uso da versão brasileira da Pesquisa Hospitalar de Cultura de Segurança do Paciente para avaliar a percepção de 618 participantes, sendo 315 atuantes na assistência à saúde e 303 na administração. O principal desfecho foi o percentual de respostas positivas.
Além de Prates assinam o artigo Rita Catalina Aquino Caregnato, Ana Maria Müller de Magalhães, Daiane Dal Pai, Janete de Souza Urbanetto e Gisela Maria Schebella Souto de Moura.
O artigo pode ser acessado por este link.