Gestão e Qualidade | 9 de maio de 2022

Arteterapia colabora com a reabilitação e tratamento dos pacientes no Hospital Sapiranga

Há 8 anos, auxílio da arte favorece a humanização do atendimento, com resultados expressivos para as pessoas
Arteterapia colabora com a reabilitação e tratamento dos pacientes no Hospital Sapiranga

O Hospital Sapiranga no Rio Grande do Sul oferece um importante serviço aos seus pacientes por meio da arte, em um projeto realizado na Ala Esmeraldas, unidade de internação SUS. Direcionada aos pacientes com atenção à saúde mental, a Arteterapia utiliza de intervenções individuais e coletivas, em sessões elaboradas com diferentes atividades práticas e diálogo terapêutico. Segundo a arteterapeuta Rejane Lopes, que atua no projeto, o objetivo terapêutico é disponibilizar um ambiente acolhedor, no qual o paciente se sinta respeitado.

“Através do lúdico e da expressão artística, as intervenções são pensadas e desenvolvidas com o propósito de acolher os sentimentos e conflitos de cada paciente e proporcionar apoio emocional e fortalecimento das habilidades cognitivas. As técnicas são uma ferramenta para elaborar a sua dor emocional e proporcionar possibilidades de resgatar a dignidade e motivação pela vida”, diz.

Os benefícios para o paciente são diversos. Rejane destaca que o atendimento humanizado, desenvolvido em um ambiente diferenciado e acolhedor, motiva o paciente a sair do leito e auxilia na expressão e comunicação dos seus sentimentos. Além disso, na visão da arteterapeuta, a prática encoraja a imaginação, ameniza sintomas originais da saúde mental, diminui o estresse e a ansiedade.

“Contribui para a concentração, atenção e memória. Também para a construção da autonomia, autoestima, estímulo ao raciocínio e melhora da coordenação motora, colaborando com a reabilitação e tratamento dos pacientes”, argumenta.

 



VEJA TAMBÉM