Mundo | 22 de janeiro de 2018

Arte na oncologia: Cada um tem sua máscara e nenhuma é igual a outra

Assim como tratamentos cada vez mais são personalizados, pacientes customizam máscaras contra radiação
Arte na Oncologia Cada um tem sua máscara e nenhuma é igual a outra

Pacientes com câncer de cabeça e pescoço costumam utilizar uma máscara de malha de plástico, previamente moldada especificamente para seu rosto, e assim enfrentam com maior segurança o tratamento com radiação. Já artistas que passaram pelo pelo tratamento, estão transformando suas máscaras em obras de arte.

Assim como o tratamento é único para cada um, o significado da máscara também é para cada paciente e pessoa que entra em contato com ele. Entre aqueles que procuram esse significado, há centenas de artistas que transformaram suas máscaras de radiação em obras de arte que buscam representar a luta contra o câncer de cabeça e pescoço.

Mask3

Grupos em todo o mundo se uniram para criar novas vidas para essas máscaras. Um desses grupos,Courage Unmasked, tem, através de uma série de leilões e livros, uma variedade de máscaras, com o intuito de conscientizar sobre a doença e arrecadar fundos para pacientes necessitados.

Courage Unmasked foi criada por Cookie Kerxton, uma artista e sobrevivente da doença. Em 2009, Kerxton sobreviveu ao tratamento. Ao conviver com outros pacientes, ele percebeu que nem todos têm a mesma sorte que ela. Alguns enfrentam uma perda permanente da saliva, destroem suas papilas gustativas, ficam com problemas digestivos e uma incapacidade de conversar, comer, engolir ou respirar.

Quando se trata do custo na hora de cobrir alimentos especiais, deslocamentos e muitas pequenas, porém cruciais, etapas para a recuperação, o seguro de saúde nem sempre é suficiente.

Kerxton teve uma idéia. Com a permissão dos terapeutas de radiação, ela levou para casa as máscaras descartadas e convocou seus amigos artistas para ajudar a transformá-los em obras de arte. Ela então leiloou os objetos visando ajudar os pacientes.

O primeiro evento da Courage Unmasked ocorreu em 2009, no Centro de Artes Katzen da Universidade Americana em Washington, Estados Unidos, que contou com 108 máscaras, decoradas por mais de 100 artistas. Outros eventos semelhantes continuaram ocorrendo, cada um arrecadando cada vez mais dinheiro para ajudar no tratamento dos pacientes.

Mask’s for CU2 auction (Courage Unmasked)

Carol Kanga, uma artista e sobrevivente do câncer, co-presidiu o evento inaugural da Courage Unmasked e criou uma máscara para o leilão. “Minha atitude em relação à minha máscara foi a gratidão pela segurança que ela representou”, disse.

“Quando entrei na sala de radiação e olhei para as prateleiras, dezenas de máscaras olharam para mim. Elas sinalizaram que eu não estava sozinha, que centenas de pessoas passam por isso, que cada um de nós é um indivíduo distinto que recebe um tratamento adaptado a cada contorno de nossos corpos”, conta.

Mask’s for CU2 auction (Courage Unmasked)

Algumas das obras representam felicidade, como símbolos da vitória, enquanto outras são sombrias e severas, como lembretes da morte. A artista, Barbara Kerne, criou uma máscara inspirada por Atena, deusa grega da arte, estratégia e justiça, como um símbolo “heróico daqueles que precisam de ajuda”.

Mask’s for CU2 auction (Courage Unmasked)

Máscaras de super-heróis

No Brasil, no Hospital de Urgência de Sergipe, as crianças podem escolher um super-herói ou princesa para ser representado em sua máscara durante o tratamento. Enquanto nos Estados Unidos a máscara é customizada após a terapia com radiação como uma lembrança da experiência, no Brasil essa customização ocorre para ajudar as crianças a lidarem com a doença.

A máscara é confeccionada em uma oficina no setor de manutenção do hospital. Cada uma de acordo com o desejo e o sonho da criança. Elas são moldadas de acordo com o rosto da criança em material plástico e já eram usadas na radioterapia para o tratamento de destruição das células doentes.

 

Com informações da Artsy e G1. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM