Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 16 de fevereiro de 2024

APP do HCPA atinge a marca de quase um milhão de acessos em um ano

O aplicativo, que é um dos poucos disponíveis para usuários do SUS, foi desenvolvido pela equipe de tecnologia do HCPA.
APP do HCPA atinge a marca de quase um milhão de acessos em um ano

Ao apontar a tela do celular para a catraca, o usuário do aplicativo Meu Clínicas – que possui agendamento no dia – tem acesso liberado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Mas baixar o aplicativo traz uma série de outras vantagens.

Marcar consultas e acessar receitas médicas e o resultado de exames são algumas das funcionalidades do aplicativo, um dos poucos disponíveis no país para usuários do Sistema Único de Saúde. “É um diferencial do nosso hospital, porque evita o deslocamento dos pacientes, principalmente os que não moram em Porto Alegre”, afirma a assessora adjunta da Diretoria Administrativa do Hospital, Caroline Dalla Pozza.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Em 2023, o Meu Clínicas registrou 963.102 acessos, crescimento de 37% em relação ao ano anterior. Desde que foi criado, em 2019, já são mais de 1,9 milhão. “Os acessos têm crescido à medida que implantamos novas funcionalidades”, explica Caroline. O aplicativo é totalmente desenvolvido pela equipe de tecnologia do HCPA.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Uma das atualizações mais recentes no Meu Clínicas foi a inclusão da videochamada para as teleconsultas, que até então aconteciam pelo telefone. A consulta é feita dentro do aplicativo, sem precisar acessar nenhum outro recurso. Em 4 anos, foram realizadas mais de 200 mil teleconsultas, em todas as especialidades e não somente por médicos, mas por especialistas como psicólogos e enfermeiros. Elas podem ser agendadas presencialmente ou pelo aplicativo. O pico foi atingido em 2021, durante a pandemia de covid-19, quando foram realizadas 67.495 teleconsultas. Em 2023 foram 40.775.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


A maior parte dos usuários do Meu Clínicas se concentra na faixa etária entre 51 e 70 anos, o que desmistifica a ideia de que apenas pessoas jovens aderem à tecnologia. Caroline também chama a atenção para outra funcionalidade do app: a solicitação de cópia dos prontuários dos pacientes, que antes só podia ser retirada presencialmente. Além de evitar o deslocamento das pessoas ao hospital apenas para buscar a papelada, o uso do aplicativo reduziu em 85% o volume de papel usado pelo hospital para imprimir as cópias dos prontuários.

Acessos ao Meu Clínicas

2019 – 18.564


2020 – 38.503


2021 – 301.379


2022 – 610.955


2023 – 963.102

 



VEJA TAMBÉM