Gestão e Qualidade | 31 de dezembro de 2023

ANS lança Manual do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde

“Ao incentivar a acreditação, a ANS está induzindo a melhoria da atenção à saúde e a mudança no modelo de gestão das operadoras de planos de saúde, com o objetivo de melhorar experiência para o beneficiário”, ressalta o diretor de Desenvolvimento Setorial Maurício Nunes.
ANS lança Manual do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar o Manual do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. A publicação aborda os objetivos do programa e tem como meta divulgar, por meio de um material didático e acessível, a norma de Acreditação de Operadoras.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


O Manual aborda desde a avaliação da gestão organizacional até a qualidade de estruturas físicas e tecnológicas dos prestadores de serviços de saúde, assim como a avaliação da gestão da assistência prestada, incluindo todo o escopo de atuação de uma operadora.

Confira o Manual do Programa de Acreditação.

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, explica que o Programa é voluntário e tem o objetivo de qualificar a prestação dos serviços oferecidos pelas operadoras de planos de saúde: “Ao incentivar a acreditação, a ANS está induzindo a melhoria da atenção à saúde e a mudança no modelo de gestão das operadoras de planos de saúde, com o objetivo de melhorar experiência para o beneficiário”, ressalta o diretor.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


A avaliação das operadoras é baseada nos critérios estabelecidos no Manual da ANS e realizada por Entidades Acreditadoras (EA), reconhecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. Para obter o selo no nível básico, a operadora deve ter conformidade em pelo menos 70% dos itens em cada uma das quatro dimensões:

Gestão organizacional.


Gestão da rede prestadora de serviços.


Gestão em saúde.


Experiência do beneficiário.

Confira a lista de operadoras acreditadas e de entidades acreditadoras.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


As vantagens do Programa de Acreditação

Incentivos regulatórios para as operadoras acreditadas:

Bonificação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, correspondente ao nível de acreditação atingido.


Possibilidade de obter a redução dos fatores para o cálculo do capital regulatório.


Auxilia na gestão interna, apontando as oportunidades de melhoria.


Operadoras certificadas no Programa de Boas Práticas de Atenção Primária à Saúde (APS), recebem pontuação automática nos itens correspondentes.


Operadoras exclusivamente odontológicas podem também se submeter ao processo de acreditação e receber o selo de qualidade.

Com informações ANS. Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência

FEHOSUL participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, em Porto Alegre

Na quarta-feira, 12 de novembro, ocorreu em Porto Alegre a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento aconteceu das 8h às 17h, no Hotel Embaixador e reuniu representantes de empregadores, trabalhadores e governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e formular propostas que serão encaminhadas