Gestão e Qualidade | 25 de outubro de 2012

ANS contabiliza mais de 2,5 milhões de gaúchos com plano de saúde

Cresce também número de brasileiros com plano odontológico
ANS contabiliza mais de 2,5 milhões de gaúchos com plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados do balanço trimestral que a agência faz sobre o cenário da saúde suplementar no Brasil. O número de operadoras ativas no final do primeiro semestre de 2012 chega a 1.571 sendo 1.363 com beneficiários, o que representa cerca de 86,8% do total. Em dezembro de 2011, havia 1.601 operadoras ativas, das quais 1.375 com beneficiários.

Enquanto isso, o número de beneficiários cresce. Em junho deste ano foram contabilizados 48,7 milhões de vínculos a planos de assistência médica e 17,6 milhões de vínculos a planos exclusivamente odontológicos, o que representa um crescimento de, respectivamente, 1,79% e 4,5%, em relação a dezembro do ano anterior.

No Rio Grande do Sul o número de vínculos de assistência médica registrados pela agência estatal era de 2,5 milhões de pessoas. Se comparado com os outros estados da região Sul, o RS perde para o Paraná em número de beneficiários. Os paranaenses tem quase 2,6 milhões de usuários de planos de saúde, enquanto os catarinenses não chegam a 1,5 milhão de beneficiários. No entanto deve ser destacado, em relação ao nosso Estado, que não estão contabilizadas pela agência reguladora as 1 milhões de vida pertencentes ao plano de saúde do IPE. Acrescentadas estas vidas o número de beneficiários no RS sobe para 3,5 milhões de pessoas com planos de saúde, passando a ocupar a primeira posição entre os estados do Sul.

No item planos odontológicos, aparece o Paraná em primeiro lugar com mais de 860 mil usuários, seguido pelo RS com pouco mais de 460 mil beneficiários e em terceiro lugar Santa Catarina, com quase 310 mil usuários de planos odontológicos.

 

TÓPICOS , ,

VEJA TAMBÉM