Alunos da FASAÚDE/IAHCS entregam doações à Casa do Menino Jesus de Praga
A primeira iniciativa social da turma foi considerada um sucessoNa mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Casa do Menino Jesus de Praga (CMJP), de Porto Alegre recebeu a visita de representantes do corpo docente e discente do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, mais exatamente da Faculdade de Tecnologia em Saúde – FASAÚDE e do curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar.
Alunos e professores tiveram a ideia de realizar uma ação de responsabilidade social e decidiram escolher a CMJP. As doações arrecadadas (alimentos, brinquedos e produtos de higiene), foram entregues por professoras e alunos, que conheceram as crianças, as instalações da Casa, bem como o trabalho realizado. Uma aluna com a roupa de Minnie fez brincadeiras e alegrou as crianças.
Segundo a coordenadora da iniciativa, a professora Maralice Staniecki, “A arrecadação em alimentos foi muito boa e tivemos ainda um bom número de brinquedos doados. O resultado foi surpreendente. Em nome da turma, agradeço a todos que participaram”. Maralice destacou que na visitação à Casa Menino Jesus de Praga, a turma de Gestão Hospitalar oportunizou, às crianças, momentos de carinho e atenção. “Contudo recebemos além do que doamos, recebemos a vida através de um sorriso incondicional”, concluiu.
A CMJP agradeceu a amabilidade do grupo que, durante todo o tempo da visita, se mostrou interessado em conhecer a realidade da instituição, que abriga e promove atendimento gratuito a crianças e adolescentes com lesões cerebrais graves e deficiências motoras permanentes, provenientes de famílias carentes e/ou desestruturadas da região metropolitana de Porto Alegre, proporcionando-lhes qualidade e expectativa de vida crescentes.
A coordenadora do curso de Gestão Hospitalar, professora Teresinha Valduga, parabenizou a iniciativa destacando que a ação está alinhada ao projeto proposto pelo curso que é o de formar gestores que também sejam cientes da sua função na comunidade. “O gestor deve ter sensibilidade para com a comunidade onde está inserida a sua empresa, ajudando a modificar a realidade e a mentalidade das pessoas, conscientizando, educando e mobilizando”, afirmou a coordenadora do curso. “As ações de responsabilidade social devem ser vistas além do que a empresa entrega para a sociedade em forma de produtos, dos serviços ou gerando empregos. Ela, definitivamente, nos dias atuais, é uma obrigação, não é uma moda passageira. É um diferencial estratégico para as empresas que se propõem a ter um papel de transformação e importância na sociedade”, destacou Teresinha.