Aberto Programa de Residência Integrada 2018 no RS
Solenidade da Escola de Saúde Pública marca ingresso de residentes
Na sexta-feira, 2 de março, a Escola de Saúde Pública – ESP/RS, órgão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) – abriu o Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) no Estado para 2018. A solenidade marca o ingresso dos residentes do primeiro ano na Residência Multiprofissional em Saúde, nos programas de Atenção Básica em Saúde Coletiva, Dermatologia Sanitária, Saúde Mental Coletiva e Vigilância em Saúde. Atende também profissionais da Residência Médica nos programas de Medicina de Família e Comunidade, Dermatologia Sanitária, Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Na solenidade de abertura, o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, ressaltou a importância de aumentar o número de profissionais e colegas imbuídos na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Paz disse que a RIS é um importante e significativo complemento ao que é aprendido na graduação. “O SUS carece de pessoas qualificadas para atender a sua grande dimensão”, afirmou o secretário adjunto.
A diretora da ESP/RS, Terezinha Valduga Cardoso, ressaltou “o desafio que é a formação de profissionais de qualidade para atender pelo SUS”. A diretora frisou que a RIS é reconhecida nacional e internacionalmente na formação de profissionais de saúde.
Após a solenidade, houve a aula inaugural do curso, com o tema “Ações em Saúde na SES/RS”, a cargo do coordenador do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Farias.
Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do RS. Edição do Setor Saúde.