Gestão e Qualidade | 31 de janeiro de 2016

A prioridade é reestabelecer as condições operacionais dos hospitais

Reunião de emergência reúne direções de hospitais, entidades de classe e Prefeito Municipal
A prioridade é reestabelecer as condições operacionais dos hospitais

O prefeito, em exercício, de Porto Alegre, Sebastião Melo disse no final da tarde de domingo, dia 31, que a prioridade é reestabelecer as condições operacionais dos hospitais, em declaração feita após reunião de emergência no Centro Integrado de Controle (CEIC), que contou com Fernando Andreatta Torelly, presidente do Sindihospa, de direções dos hospitais e dos secretários da saúde João Gabbardo dos Reis (Estadual) e Jorge Cuty (Municipal, em exercício). Fortes chuvas atingiram Porto Alegre no final da noite de sexta e madrugada de sábado.

Contabilizar os prejuízos e avaliar as formas de reestabelecer os atendimentos à população foram alguns dos objetivos da atividade que contou com a presença de autoridades do Exército, representantes da Brigada Militar (BM), da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Situação dos hospitais

O HCPA emitiu comunicado salientando que não está recebendo novos pacientes, ou seja, sua emergência permanece fechada, em função da falta de água, até que seja reestabelecido o serviço pelo DMAE. Com o forte temporal da última sexta à noite, houve também danos e alagamentos que restringiram a assistência na Emergência, Bloco Cirúrgico e Centro Obstétrico.

Por volta da 19h30 de domingo, Sebastião Melo anunciou: “teremos uma certa normalidade da água pela madrugada e manhã de segunda feira”.

O Instituto de Cardiologia igualmente enfrenta restrição na sua emergência. Árvores caíram, impedindo o acesso ao estabelecimento. Todos os atendimentos do SUS foram cancelados.

As cirurgias eletivas no Hospital Mãe de Deus foram canceladas e o centro obstétrico foi fechado até a normalização do serviço. Por segurança aos pacientes, a emergência também não está atendendo, em função das más condições ocasionadas pelas chuvas.

Já o Hospital Ernesto Dornelles informou que reabriu a emergência e normalizou o seu fluxo de atendimento. Exames de imagem estão funcionando plenamente.

No entanto, todos os hospitais da Capital enfrentam problemas de abastecimento de água, que somente será normalizado durante a segunda-feira, segundo a Prefeitura. Os secretários Gabbardo e Cuty fizeram um apelo para que os pacientes do interior do Estado não procurem serviços nos hospitais em Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 1° de fevereiro.

VEJA TAMBÉM