Mundo, Tecnologia e Inovação | 24 de julho de 2017

A inovação e a “síndrome dos objetos brilhantes”

Executiva do MD Anderson, líder em oncologia nos EUA, defende que inovação priorize os resultados
A inovação e a síndrome dos objetos brilhantes

A inovação se tornou uma palavra do cotidiano na área da saúde, porém algumas dúvidas continuam no ar. Como as organizações podem trazer esse futuro tecnológico para a realidade atual? E como o pensamento inovador pode ser trazido para a oncologia?

A vice-presidente e diretora de inovação do hospital MD Anderson Cancer Center, Rebecca Kaul, falou, em entrevista para a Medcitynews, sobre como ocorre essa inovação no hospital líder global em oncologia, localizado em Houston, no Texas.

Qual sua função no Anderson Cancer Center atualmente?

O diretor de inovação é um papel interessante em qualquer instituição. No MD Anderson, estamos buscando oportunidades de inovação dentro da saúde digital. Passo muito tempo observando startups e também grandes fornecedores. Nós também passamos o nosso tempo com os públicos internos conversando sobre problemas que precisam ser resolvidos. Ainda estamos iniciando nessa área aqui no hospital.

Por que a oncologia é uma área que necessita de inovação?

Em primeiro lugar, como o câncer tem um domínio no nosso hospital, há oportunidades para tratá-lo da prevenção até a sobrevivência. Antes de chegar ao MD Anderson, eu pensava em câncer como uma sentença de morte. Agora, minha perspectiva mudou. Se bem gerenciado, podemos finalmente converter o câncer de uma doença crônica para uma eliminação. Não pensar nele como uma coisa terrível, mas, sim, em algo que você gerencia.

Como as organizações podem trabalhar para garantir que a inovação traga mudanças significativas?

Acredito que você esteja se referindo ao que eu chamo de “síndrome dos objetos brilhantes” ou “síndrome da morte de mil projetos”. As pessoas tendem a seguir idéias boas, porém acabam criando projetos que nunca chegam à luz do dia. A primeira coisa que fazemos é identificar uma ideia que traga benefícios para o nosso hospital. Nós consideramos qualquer coisa como uma rota, não apenas algo para trazer e testar. As empresas de startup, as vezes, se perdem na burocracia, mesmo com boas ideias, por isso ajudamos elas. Se eu trouxer uma empresa para trabalhar com a MD Anderson, seu sucesso é o nosso sucesso.

Como as organizações podem integrar a inovação em sua cultura?

Muitas pessoas gostam da idéia de inovação, mas acabam deixando ela de lado. Eles dizem: “precisamos de inovação”. Em seguida, eles contratam um diretor de inovação que acaba fazendo outra função. Ela [inovação] precisa ser essencial para tudo o que você faz. As instituições podem utilizar esse tipo de pensamento nos problemas não inovadores. A inovação não precisa ser atraente, nem brilhante ou chamativa.

Em que projetos e iniciativas inovadoras o MD Anderson está trabalhando?

No que diz respeito a um projeto específico, estamos trabalhando com uma empresa na otimização do fluxo de pacientes. Eles estão usando máquinas para entender como os pacientes passaram por nosso sistema com o objetivo de reduzir os tempos de espera. Já vimos resultados fortes até agora. Começou em nossas áreas de infusão, mas nós também estamos trazendo isso para outras áreas.

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